16 de jul. de 2012

Peça de teatro coloca animais mortos em cena

Uma das peças mais esperadas do FIT (Festival Internacional de Teatro) deste ano era “La Pocha Remix: Psycho-Magic Actions Against Violencea Nostra”, do La Pocha Nostra dos Estados Unidos.

Mas fato de o grupo colocar em cena animais mortos (um bode e a cabeça de um porco) para simbolizar referências políticas, religiosas, sexuais e sociais, causou certo mal-estar, principalmente naqueles que levantam a bandeira contra o sacrifício de animais em apresentações. “Achei um absurdo usar animais mortos. Uma coisa é matar um para alimentação. Outra é matar para rituais ou teatros”, afirma o programador de sistemas Wanderson Rangel. Já a estudante Mônica Flores gostou da peça e afirma que vale tudo em nome da arte. “Os animais fazem parte da peça. Não teria sentido a montagem sem eles”, diz.

O produtor brasileiro do espetáculo, Pedro de Freitas, disse que os animais são comprados em um açougue e que o descarte é feito de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

Fonte: Diário SP

Nota da Redação: Não há justificativa alguma para o assassinato de animais apenas para que seus cadáveres sejam expostos como forma de arte. Trata-se de um recurso sensacionalista e de nenhum acréscimo à mensagem que se tenta representar. Nem mesmo se os animais estivessem vivos sua exploração seria aceitável. Nenhuma violação à natureza animal é ética, seja confinar, adestrar, muito menos matar. Que os animais sejam respeitados e essa montagem, boicotada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário