28 de jul. de 2012

Sagui é eletrocutado em praça de Ribeirão Preto (SP)

Um macaco sagui foi eletrocutado na tarde desta sexta-feira (27), na Praça das Bandeiras, região central de Ribeirão Preto. O bicho recebeu uma descarga elétrica provocada pelo contato com um cabo de alta tensão. “Ouvi um estouro forte”, relatou Henrique Valeri, dono de um estacionamento próximo ao local onde o macaco morreu.

Moradores e comerciantes da região confirmam a presença de macacos nas copas das árvores. Eles dizem que, de tão agregados à urbanização, não estranham mais o movimento diário da pessoas. “Já contei mais de meia dúzia deles [macacos] aqui. Sempre coloco água e banana para eles, que descem e pegam os alimentos”, afirmou o taxista José Ferreira Melo dos Reis.

De acordo com o zootecnista e chefe do Bosque Fábio Barreto, de Ribeirão, Alexandre Gouvêa, a diminuição das matas em geral e o avanço das cidades, aliados às condições propícias, levam cada vez mais esse tipo de animal silvestre a zonas urbanas. “O macaco sagui de tufo preto é considerado uma espécie de ‘vida livre’, que encontra uma situação confortável para viver em algumas praças e bosques da cidade. Eles têm alimentos em abundância, como ovos de pombos, frutos e gomas de caules de árvores, além de abrigo e água”, explicou Gouvêa.

Curto-circuito

O gerente de distribuição de energia da CPFL Paulista, Ocimar Benzati, disse que há pouco tempo a companhia trocou os condutores elétricos com o objetivo de diminuir a necessidade de podas e evitar os curtos-circuitos quando houver o contato das folhas com a fiação, contudo a medida não exclui riscos a animais. “A única solução seria a fiação subterrânea de toda a rede”, afirmou.

Fonte: A Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário