22 de jul. de 2012

Prefeitura de Rio Preto agora fala em castrar capivaras que vivem "espremidas"

Após polêmica sobre a cerca instalada na Represa que espreme os animais, prefeito quer evitar reprodução

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), minimizou na sexta-feira (20) as críticas de biólogos e de internautas nas redes sociais contra a instalação de cerca na Represa para conter as capivaras que habitam o local. E disse ainda que a prefeitura pretende castrar os animais.

Segundo a assessoria de Valdomiro, o pedido para evitar a reprodução dos animais foi feito ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). “Vamos ganhar autorização para castrar alguns machos. Uma família de animais, do tipo da capivara, tem um macho dominante. Se ele for castrado, você consegue fazer controle da natalidade”, disse.

Relembre o caso:
Capivaras que vivem ‘espremidas’ causam polêmica

Segundo a prefeitura, há 150 capivaras na Represa. A prefeitura vai gastar R$ 336 mil com a cerca e afirma que a grade evita que os animais invadam a avenida perto da Represa e provoquem acidentes. A assessoria do prefeito não soube informar quantas capivaras morreram dessa forma do ano passado para cá.

Sobre a cerca, que em alguns pontos fica a apenas um metro do lago, deixando as capivaras quase sem espaço, Valdomiro diz que só o lago 2 será completamente cercado. “As pessoas estão achando que vamos cercar os três lagos da Represa, não é. Vamos cercar aqueles locais específicos para evitar que esses animais tenham contato com as pessoas, inclusive com as crianças, “afirmou.

De acordo com o prefeito, no lago 3 da Represa, apenas um lado será cercado. “O resto não vamos cercar”, disse. Na quinta-feira (19), dois biólogos consultados pelo BOM DIA, criticaram a cerca. Arif Cais, por exemplo, afirma que até mesmo a cerca já é um erro. Ele defende que os animais sejam levados para outro lugar, com aval do Ibama.

Fonte: Diário de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário