16 de jul. de 2012

Colecionar animais pode ser sintoma de TOC

A doença consiste em reunir o maior número de animais sem que a pessoa tenha condições de dar os cuidados necessários

Pessoas que têm o hábito de colecionar uma quantidade grande de animais podem esconder problemas psicológicos. De acordo com um estudo do Centro de Transtornos da Ansiedade, do Hospital de Hartford, dos Estados Unidos, isso pode ser um sintoma de transtorno obsessivo compulsivo.

Conhecido como TOC, a doença se manifesta sob a forma de alterações do comportamento, dos pensamentos e das emoções. As pessoas que sofrem do mal costumam repetir rituais e têm obsessões como dúvidas, preocupações excessivas chegando até a depressão.

Acumular animais em excesso pode ser um dos sintomas do TOC, diz o estudo. A pesquisa constatou que na maioria das vezes a doença é diagnosticada nos casos de pessoas que acumulam um grande número de animais sem lhes dar o cuidado necessário como comida e manter a sua higiene em dia.

A maioria das pessoas que acumulavam animais e sofriam de TOC eram 76% mulheres na faixa dos 60 anos ou mais. As maiores vítimas são os cães e gatos. Os cientistas constataram que as pessoas não resistem e acabam aceitando novos animais mesmo não tendo mais como cuidar deles.

Para combater o TOC o tratamento é feito à base de medicamentos e com o uso de técnicas psicoterápicas chamadas de cognitivas e comportamentais.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário