16 de jul. de 2012

Manifestantes se mobilizam em Campo Grande contra maus-tratos aos animais





De acordo com Paloma Santos, organizadora do protesto, a Prefeitura de Campo Grande está sendo omissa na discussão sobre os maus-tratos contra os animais. “Está havendo um jogo de empurra por parte deles. Eles deveriam propor ações que preservassem a vida dos animais e não colaborar com a morte deles”, declara.

Segundo a organizadora, diariamente, cerca de 300 cães sofrem eutanásia, somente no Centro de Controle de Zoonozes – CCZ, da Capital. “O Scooby é a bandeira para essa luta contra a morte indiscriminada de cachorros”, disse Paloma se referindo ao decreto do senado federal, nº 51.838 de 14 de março de 1963, que condena todos os animais com leishmaniose visceral canina a serem eutanasiados, e a uma portaria interministerial, nº 1.426 de 11 de julho de 2008, que proíbe o tratamento de cães com a doença com produtos de uso humano ou não registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Vítima de maus-tratos, Scooby foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande e agora está sob a ameaça de ser vítima da política de abate sanitário por ser portados da leishmaniose.

O caso foi alvo da atenção de milhares de pessoas nesta semana no Facebook, reunindo 16.400 assinaturas em uma petição pública pela sua vida. O animal foi arrastado por 4 quilômetros pelos seus tutores, amarrado a uma moto, e abandonado no CCZ com muitos ferimentos.

Levados à delegacia, os dois tutores foram indiciados por maus-tratos, além de serem multados em R$ 6 mil pela Polícia Militar Ambiental (PMA) por crime ambiental. Alegaram ter levado o animal ao CCZ depois de terem descoberto que ele era portador de leishmaniose.

Derrubada da lei

A ONG Abrigo dos Bicho está apoiando uma Ação Civil Pública na 1ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul para derrubar a eutanásia de cachorros com suspeita de leishmaniose. Conforme Paloma, uma equipe de advogados está analisando o caso. Uma campanha está sendo organizada pelas redes sociais, para a coleta de 100.000 assinaturas.

OMS

Em sua recente revisão sistemática a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a eutanásia como forma de controle da doença, e sugere que o combate ao vetor e a vacinação de animais seriam mais eficazes.

No dia 11 de Julho de 2012, a ONG Abrigo dos Bichos protocolou uma petição no CCZ de Campo Grande com mais de oito mil assinaturas pedindo que a vida de Scooby seja salva. A entidade também pediu a guarda de Scooby.

Fonte: Midiamax

Nenhum comentário:

Postar um comentário