7 de jul. de 2012

Cadela ferida por bomba deve ter alta em Campinas (SP) na terça-feira



A cadela ‘Menina’, ferida por uma bomba caseira jogada por um ex-integrante da equipe técnica do cantor Thiaguinho, ex-Exaltasamba, em Campinas (SP), deve ter alta na terça-feira (10). A assessoria da União Protetora dos Animais (UPA), Organização Não-Governamental (ONG) que tem a guarda do animal, informou neste sábado (7) que a cadela consegue se alimentar de forma adequada e voltou a caminhar. O produtor do músico José Manoel Giardini Sobrinho assumiu em depoimento a responsabilidade pelo artefato. Ele foi demitido após o ocorrido no sábado (30).

“A cirurgia da mandíbula foi bem-sucedida. Ela só não pode consumir ração dura ou alimentos que precisam ser mastigados com força”, explica o veterinário Eicke Bucholtz. Sobre a avaliação auditiva, ele informou que outro profissional deverá examinar o animal. O estampido provocado pelo artefato pode ter causado surdez parcial ou total.

Bucholtz disse que pelo menos 10 pessoas foram ao hospital nesta semana para visitar ‘Menina’, em virtude da repercussão do caso. No entanto, adianta que as visitas terão de ser triadas para que outros tratamentos não sejam prejudicados. Sobre o valor do tratamento pago por Thiaguinho na quarta (4), o veterinário prefere não comentar o assunto.

Na ocasião, o músico aproveitou para postar uma foto na rede social Twitter ao lado da cachorra. “Visitando a “Menina”! Toda dócil.. Tomando sol! Estou feliz por ela estar bem.. Que Deus a abençoe!”, disse em uma das mensagens. Procurada pelo G1, a assessoria do pagodeiro não soube dizer em qual data ele fará o pedido formal para adoção do animal.

Sem prioridade

Após receber alta, ‘Menina’ ficará sob responsabilidade de um voluntário, pelo prazo de 60 dias, antes de ser encaminhada para adoção. Até a publicação da reportagem, 113 pessoas manifestaram interesse em ficar com o animal.

O período é necessário para recuperação, uma vez que ela ainda recebe medicamentos com morfina para aliviar dores e não houve regularização de vacinas e controle de verminoses, de acordo com a UPA.

A assessoria da ONG reiterou que não foi comunicada oficialmente pelo músico sobre o intuito dele em querer adotar o animal. Para isso, segundo a UPA, é necessário informar o nome, endereço e justificar a intenção. Sobre possível favorecimento ao cantor, em virtude da repercussão do caso, a assessoria diz que o lado financeiro não será único argumento levado em consideração: “amor, dedicação e tempo diponível para cuidar de ‘Menina’ serão os diferenciais”, segundo a organização que detém a guarda da cadela.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário