8 de jul. de 2012

Ativistas de diversas regiões do mundo protestam contra o massacre de touros na Espanha


No ultimo dia 5/7/2012, na cidade de Pamplona (Espanha) capital da província de Navarra, ativistas vindos da Inglaterra, França e Brasil, juntamente com membros do grupo espanhol AnimaNaturalis protestaram pelo 11° ano consecutivo contra o massacre de touros em vias públicas da cidade, tradicional festa local.

As Festas de São Firmino (em espanhol: Fiestas de San Fermín), são festas em honra a São Firmino, um santo natural da cidade, co-padroeiro de Navarra e padroeiro da diocese da cidade, que se celebram anualmente na cidade espanhola de Pamplona. Os festejos começam dia 6 de julho, às 12 horas, como chupinazo (lançamento de foguete) da sacada do Palacio Consistorial e terminam à meia-noite de 14 de julho com a canção de despedida “Pobre de mí.”.

Uma das atividades mais “famosas” (e cruéis) das Festas de São Fermin é o “encierro” (corrida de touros), que consiste numa corrida de touros de 800 metros, por três ruas do centro histórico de Pamplona, que termina na praça de touros da cidade.

Para cada dia da “festa”, seis touros são perseguidos e acoçados pelas ruas de Pamplona até chegarem exaustos e assustados na praça para continuarem com a tortura e serem assassinados, sem nenhuma justificativa, em nome do santo.

Na Espanha a “tauromaquia”, um termo para corridas, encierros, festas e atividades relacionadas aos touros, é financiada com milhões de euros pelo poder público, além de patrocinadores privados.

Os touros na Espanha são brutalmente perseguidos, uma cultura especista cultivada a centenas de anos. Esses seres sencientes são assassinados, violentados sob o nome de uma cultura que insiste em investir em violência, morte e desespero.

Ativistas do grupo local espanhol AnimalNaturalis (www.animanaturalis.org) e integrantes da PETA Inglaterra e França fizeram presentes perante esta barbárie, pintando-se de vermelho para alertar a cor do sofrimento, nenhuma atividade onde ocorra sangue é uma atividade honrosa.

Os ativistas organizaram uma grande foto aérea com os dizeres “Stop bullfights”, era possível ver entre os presentes faixas dos ativistas franceses: “La vérité toute nue: La corrida, c’est cruel” (A verdade nua: Touradas são cruéis)

Neste momento centenas de touros esperam no corredor da morte pelas próximas festas de San Firmino, indivíduos sencientes que não tem outra escolha em suas vidas a nãoser a dor, desespero e o sofrimento.




Fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário