6 de jul. de 2012

Delegacia resgata cães que apanham com barras de ferro

A Delegacia de Proteção aos Animais de Campinas realizou uma operação de resgate a duas cadelas sem raça definida que supostamente sofriam com maus-tratos no bairro Itajaí, em Campinas, na tarde desta quinta-feira (5).

A denúncia foi feita por vizinhos da residência localizada na Rua Maria Meirelles Melo que ouviram os ganidos dos animais enquanto eram agredidos com uma barra de ferro. Além da denúncia de maus-tratos, o morador da residência, o pedreiro identificado apenas como Claudionor, será acusado de manter a família, composta por dois adolescentes, uma criança, a sogra e a esposa trancados dentro de casa enquanto trabalhava.

Segundo informações do veterinário Diogo Siqueira, que acompanhou a operação realizada pelos investigadores da Polícia Civil, a situação em que os animais se encontravam era lastimável. ‘Quando chegamos ao local, encontramos os animais presos no quintal e com muitos machucados, o que comprova o espancamento. Além da péssima condição dos animais, eles estão também com problemas gastrointestinais. Quando os recolhemos para o veículo eles defecaram uma crosta composta por mato’ disse Siqueira.

A operação foi filmada pelo veterinário e mostra o momento em que os policiais conversam com os adolescentes. Um dos filhos de Claudionor afirma que ‘é proibido sair de casa, se alguém passar mal ou a casa pegar fogo eles têm de pular o muro’.

O pedreiro foi detido pelos policiais ainda durante a tarde desta quinta-feira e liberado após prestar depoimento. Claudionor responderá por maus-tratos contra animais em liberdade e poderá ser investigado sobre a acusação de seus filhos de manter os familiares sob cárcere privado.

Os dois animais foram levados para uma clínica veterinária no bairro Cambuí onde receberão tratamentos durante os próximos 20 dias e depois serão encaminhadas para adoção. Denominadas de ‘Samanta’ e ‘Neguinha’, as duas cadelas demonstraram ser dóceis. ‘Elas são muito mansas, não atacaram nenhum dos envolvidos na operação de hoje e gostam da presença dos veterinários. Só a cachorra menor aparenta ter medo, está muito assustada’, afirmou Diogo Siqueira.

Denúncia

A denúncia de maus-tratos contra animais pode ser feita na Delegacia de Proteção ao Animal pelo número 3254-2633 ou através do Disque-Denúncia 3236- 3040.

Maltratar animais é crime previsto na Lei 9.605/98 e tipifica que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos prevê a pena de multa ou detenção de três meses a um ano de prisão. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.

Fonte: RAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário