10 de jul. de 2012

Reportagem investe em preconceito contra gatos para falar de toxoplasmose

Uma reportagem fornecida pela AFP e reproduzida pelo portal do programa Bem Estar, da Globo, falando da possível relação entre a toxoplasmose e o ímpeto suicida entre mulheres infectadas, esbanja preconceito contra os gatos, demonizando-os como perigosos agentes transmissores da doença.

A demonização já começa pelo título – “Cientistas suspeitam de vínculo entre as fezes de gato e o suicídio feminino” – e continua pela primeira frase da notícia – “Mulheres infectadas com um parasita causador da toxoplasmose, que se propaga pelas fezes de gatos contaminados, correm um maior risco de tentativa de suicídio”.

E tem mais adiante, com a foto de um gato, legendada como “Além de gatos, a transmissão da toxoplasmose pode ocorrer por alimentos e água contaminada”, e na afirmação inverídica de que “Os seres humanos correm risco de contrair toxoplasmose ao limpar caixas de areia de gatos infectados”. Fala-se de outras formas de transmissão: consumir verduras sem lavar, comer carne mal cozida ou crua e beber água de fonte contaminada, mas quase o tempo todo a reportagem realça a suposta culpa dos gatos pela transmissão da doença. E em nenhum momento se fala que as fezes do gato precisam ser ingeridas pelo ser humano para haver o perigo de contaminação.

Assim o preconceito contra os gatos é realimentado, e informações falsas sobre a toxoplasmose continuam sendo irresponsavelmente transmitidas, o que tanto dá aos gatos uma imagem injustamente nociva como atrapalha as próprias iniciativas de combate à doença.

Protestos devem ser enviados ao Facebook do Bem Estar e aos comentários da notícia

3 comentários:

  1. o que está acontecendo com a Globo???? ultimamente essa emissora vem acabando com os animais,de todas as formas…ensinando a envenenar na novela,lagostas fervidas vivas no programa mais você,dona de restaurante dizendo gostar de comer miolos de macacos ainda vivos!!!!! BOICOTEM ESTA EMISSORA!!!!
    E vamos começar a assistir muito mais a REDE RECORD! Essa sim é em pró aos animais!!!

    ResponderExcluir
  2. FICO REVOLTANDAA COM TANTA INRESPONSABILIDADE,COM TANATA IGNORANCIA EM SI TRATAR DA TOXOPLASMOSE,ESTA DOENÇA NAO E TRANSMITIDA PELO GATO ,MAS SIM PELA CARNE DE BOI CONTAMINADA.BANDO DE INRESPONSAVEIS,VAO PRIMEIRAMNET ESTUDAR UMA MATERIA PRA DEPOIS IR COLOCAR NO AR

    ResponderExcluir
  3. Pegar toxoplasmose ao limpar a caixa de areia? Nossa quase tive uma convulsão de tanto que eu ri. Da a impressão que o toxoplasma vai entrar pela nossa pele, pelo ar, pelos olhos, uau hein? O gato libera UMA vez na vida o toxoplasma nas fezes, e o contágio é através da ingestão delas, que culpa ele tem se o humano é relaxado? Vão cobrar o governo medidas de controle populacional dos animais e tratamento digno para eles!

    ResponderExcluir