6 de jul. de 2012

Ativistas ficam insatisfeitos com decisão de utilizar animais na abertura das Olimpíadas

O diretor de cinema Danny Boyle, responsável por filmes como Quem Quer Ser um Milionário e 127 Horas e, mais recentemente, pela cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres 2012,enviou uma carta escrita de próprio punho a ativistas de direitos animaisprometendo que não machucará os animais que pretende utilizar na apresentação. As informações são do jornal The Independent.

O ganhador do Oscar escreveu que “o genuíno cuidado será tomado com os animais”. A carta foi providenciada pelo medo em relação ao bem-estar dos animais, que terão papel de destaque na cerimônia. O evento custará 27 milhões de libras (quase R$ 85 milhões) e ocorrerá em 27 de julho, no Estádio Olímpico de Londres. Serão usados 12 cavalos, três vacas, duas cabras, 10 galinhas, 10 patos, nove gansos, 70 ovelhas e três cães da raça sheep dog.

Ingrid Newkirk, diretora da PETA, em resposta à carta de Danny Boyle, disse esperar que o diretor aceite que usar animais em apresentações pode provocar sérios problemas a eles, como estresse e trauma.

“Há sérios problemas envolvidos quando se utilizam animais vivos em produções como essa, e não falo apenas esteticamente, como presenciá-los defecando, urinando e assim por diante. Eles ficam estressados e ansiosos quando são forçados a viver uma situação não familiar e assustadora, como estar em um palco, com todas aquelas luzes, equipamentos pesados e o barulho da plateia. Certamente é um ambiente traumático para eles.”

“Há ainda o transporte de um local para outro, que também provoca irritação intensa aos animais, que não entendem o que está acontecendo. E tem ainda os fogos de artifício que claramente os assustam. Por isso eu peço, use robôs em vez de animais vivos em sua apresentação. Isso deixaria todos de queixo caído e criaria um espetáculo de proporções olímpicas, sem prejudicar nenhum ser vivo.”

A diretora da PETA até se ofereceu a ajudar Danny Boyle a fazer contato com uma empresa de Los Angeles que atua nesse ramo, caso ele se decida por localizar um estúdio que crie esse tipo de robô. Sem dúvida seria não só um show espetacular, como amigável aos animais.

Ao final ela diz: “Caso o senhor opte por usar animais reais – e esperamos que não –, por favor, faça como os produtores de Babe e garanta que eles serão levados para um santuário depois da apresentação. Essa saída é melhor que mandá-los de volta a uma fazenda ou ao matadouro.”

Danny Boyle respondeu: “Em nossa tentativa de apresentar uma imagem da vida britânica, temos que incluir o campo, e os animais são uma parte importante disso. Tudo que posso dizer é que tomaremos todo o cuidado, incluindo uma avaliação sobre como eles reagem ao estar no palco. Os animais serão apresentados apenas no início do show, ainda durante o dia, e deixarão o local antes das nove da noite, antes de qualquer sequência que envolva barulho ou grandes efeitos.”

E complementa: “Eu não havia levado em consideração o seu ponto de vista sobre mandá-los a um santuário animal, mas agora nos empenharemos isso.”

A PETA não ficou contente com a posição de Boyle. “Que bom que os animais não terminarão em um abatedouro e que será dada muita atenção ao bem-estar deles, mas o transporte e o estresse provocado por ambientes desconhecidos não foram levados em consideração.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário