15 de jul. de 2012

Pessoas picadas por carrapatos desenvolvem alergia à carne, na Costa Leste dos EUA

Respeito aos animais, oposição à escravidão animal, preocupação com o meio ambiente, busca de uma boa saúde, razões espirituais, solidariedade para com os humanos explorados pela indústria frigorífica… Diversas razões motivam cada vez mais pessoas ao vegetarianismo. Mas, na costa leste dos Estados Unidos, um motivo no mínimo esquisito vem criando novos vegetarianos: a picada do carrapato-da-estrela-solitária (Amblyomma americanum), causador de alergia ao consumo de carnes.

O blog Pijama Surf, ao falar do carrapato, brinca dizendo que “os animais enfim parecem ter elaborado uma forma de evitarem ser comidos – ou talvez a PETA esteja investindo na manipulação genética”. Bem que poderia ser verdade. No mais, o fato é que o carrapato-da-estrela-solitária vem causando alergia à ingestão de carnes. A pessoa picada pelo carrapato começa a manifestar reações alérgicas à carne entre 3 e 6 horas depois de tê-la comido, reação essa que pode evoluir, em alguns casos, a um choque anafilático. Essa alergia acaba obrigando a pessoa a parar de comer carnes.

O Dr. Scott Cormins, da Universidade de Virginia, avisa que já viu mais de 400 casos recentes de alergia à carne os quais obedecem a um histórico de mordidas pelo carrapato-da-estrela-solitária.

Para alguns, descobrir a fonte de sua alergia é um alívio. Mas para outros, saber que não podem mais comer carne é considerado um pesadelo. Mas isso não é nada que não possa ser aliviado pelo conhecimento da culinária vegetariana.

Ainda é cedo, porém, para dizer se a alergia à carne deixa alguém mais disposto ou menos resistente a conhecer os Direitos Animais e os fundamentos éticos do vegetarianismo, mas é possível especular que os alérgicos já não têm mais o que “perder” ao conhecerem a verdade sobre a pecuária, a pesca e a indústria da carne.

Fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário