31 de jul. de 2012

Cadela da à luz 15 filhotes e recebe atenção especial





A vira-lata Gaúcha surpreendeu muita gente na última sexta-feira à noite (27) ao parir 15 filhotes. A cadela, de porte médio, vivia na rua e foi adotada por uma moradora de Cravinhos e não conseguiu ter os filhotes sozinha, por isso precisou passar por uma Cesária na AVA (Associação Vida Animal) de Ribeirão Preto.

A veterinária Carolina Curi Lobate, que fez a cesária de Gaúcha, diz que é raro uma cadela do porte dela ter mais de oito a dez filhotes, que é o comum.

“Era um animal que vivia na rua, por isso a saúde dela não era das melhores, mesmo assim ela teve os 15 filhotes que nasceram saudáveis”, explica Carolina.

Segundo a veterinária, o porte do pai, também vira-lata, é grande e contribuiu para o maior número de filhotes. Além disso, como Gaúcha estava muito grande, se ela estivesse na rua não tinha dado conta de parir os cachorrinhos.

“Isso acontece porque as pessoas que cuidam desses animais não entendem a necessidade de castrá-los. Os filhotes serão todos doados em uma feira realizada pela AVA em outubro, todos eles castrados”, afirma Carolina.

De acordo com a veterinária, a cuidadora de Gaúcha vai precisar fazer um revezamento para os filhotes mamarem.

“A orientação é que coloque primeiro metade da ninhada, esperar que os filhotes durmam, deixar a mãe descansar por um tempo e colocar o restante para mamar”, explica Carolina.

Para dar conta de alimentar todos os cachorrinhos, a orientação é que Gaúcha tenha a alimentação reforçada com ração de filhote de qualidade. Caso a mãe não dê conta de alimentar todos os filhotes, a veterinária diz que pode ser necessário entrar com o pet milk em pó, especial para cães e gatos.

Veja mais fotos na galeria de imagens.

Fonte: A Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário