17 de mai. de 2012

Quer ter um pet bem educado? Confira as dicas



Educar um animalzinho não é tarefa fácil. Cães podem ser geniosos e ter reações inusitadas e antissociais ainda que tratados com atenção e carinho.

– Na maioria das vezes, o problema é com os donos e não com os cachorros – explica o adestradorPablo Weber, acrescentando que os humanos não podem perder de vista a noção de hierarquia canina. – Todo cachorro pertence a uma matilha, e toda matilha deve ter um líder. Se o cão percebe que não há um líder, ele vai ser o rei do pedaço.

Veja as dicas
- Entenda como seu cão pensa. Tente compreender do que cada raça precisa.
- Lembre que você deve ser o líder. Não deixe que ele faça o que quiser. Voz firme e postura correta são fundamentais.
- Recompense o bom comportamento do cão. Pode ser com comida, como biscoitos e ossinhos, ou em forma de carinho. Escolha o momento certo para recompensar o cachorro.
- É importante repetir os mesmos comandos várias vezes. Cerca de 80% do treinamento é repetitivo, enquanto os outros 20% são associativos.
- Não incentive maus hábitos. Não é porque determinada atitude é “fofinha” que o cachorro pode fazê-la.
- Combine com toda a família os comandos que vão ser ensinados ao cão. Combine também asregras da casa para que o cão não se confunda.
- É importante oferecer diversas experiências para estimular o cérebro e os sentidos do cão. Exercícios físicos são fundamentais para não deixá-lo estressado e irritado. Muitos cães ficam agressivos por causa da solidão.
- O ideal é que o cachorro seja adestrado a partir dos dois meses de idade. Mudar um comportamento arraigado é sempre mais difícil.
- Continue reforçando o aprendizado do cachorro durante toda a vida dele.
- Cuide do ambiente do cão. Ele é extremamente importante para sua saúde e comportamento.
- Lembre-se: cães agem segundo instintos. Não se deve tratar um cachorro como se fosse um bebê, por exemplo, ou esperar que ele aprenda tudo sozinho.
Quer ter um pet bem educado? Confira as dicas hagah /
Fonte: Donna

Nenhum comentário:

Postar um comentário