23 de mai. de 2012

Projeto Vida Digna promove castração de animais para combater o abandono

É bastante frequente andar pelas ruas de Belém (PA) e ver muitos animais abandonados. Com fome e sem proteção, os animais vivem em condições precárias e cruzam, aumentando cada vez mais o número de cães e gatos maltratados.

Para buscar solução para este problema, a Universidade Federal Rural da Amazônia – Ufra, através do Instituto de Saúde e Produção Animal – ISPA, criou em 2008 o Projeto Vida Digna, que teve seu próprio prédio inaugurado em novembro de 2010 e tem como objetivo principal realizar o controle reprodutivo da população de cães e gatos com faixa etária entre 6 meses e 6 anos de idade da Região Metropolitana de Belém.

O projeto, que é coordenado pela professora Nazaré Fonseca de Souza e pelos médicos veterinários Heriberto Ferreira Figueiredo e Márcia Mesquita de Figueiredo, desenvolve trabalhos de castração de animais por meio do Programa de Esterilização Gratuita, proporcionando aos animais que se submetem ao procedimento melhores condições de saúde e bem-estar.

Este processo consiste inicialmente em coletar o sangue do animal para avaliação prévia. Mediante os resultados dentro da normalidade, o animal passa pela sala de preparo, ficando sob responsabilidade dos médicos veterinários, residentes e bolsistas do projeto e depois é liberado para o procedimento cirúrgico de esterilização.

Após a cirurgia, o animal recebe anti-inflamatório e antibiótico e também uma prescrição para a continuação do tratamento. Depois de 10 dias, o animal retorna à Ufra para a retirada dos pontos e verificação do seu estado de saúde.

Vale ressaltar que os tutores, ao realizarem o cadastro do animal, assinam também um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), onde os mesmos autorizam os procedimentos anestésicos e cirúrgicos que serão adotados no processo.

Eles também recebem orientação e conscientização acerca de maus-tratos. O Projeto Vida Digna tem parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) e a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA).

Segundo a professora Nazaré Fonseca de Souza, o projeto tem como meta em cinco anos esterilizar grande parte dos animais e assim contribuir com a diminuição de ocorrências de zoonoses na Região Metropolitana de Belém.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário