14 de mai. de 2012

Programa de castração de cães e gatos




Depois que Lei Estadual de nº 13.193/2009 proibiu a prática de extermínio de cães e gatos para o controle da população de animais, os municípios ficaram responsáveis de criarem políticas públicas de controle desta população. Em Osório, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana realiza o censo de animais domésticos para fazer o levantamento do número de espécies existentes na cidade. Ao mesmo tempo, a secretaria encaminha um projeto de castração gratuita de animais que será iniciado ainda neste mês/maio.
A esterilização cirúrgica ou castração é considerada pela Organização Mundial da Saúde o método mais eficiente para controle populacional de animais de rua. No projeto de castração de cães e gatos, previsto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os animais aptos à castração serão encaminhados pelos respectivos tutores ou proprietários diretamente às empresas credenciadas, após obtenção do documento de Autorização de Castração Gratuita, emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana.
Os animais aptos à castração serão selecionados entre os adotantes de animais que assinaram Termo de Responsabilidade de Adoção nas Feiras de Adoção realizadas pelo Município e/ou ONG Pró-Lagos, com prioridade às famílias de baixa renda, ou animais sob a tutela de ONG protetora de animais com sede em Osório, conforme Lei Municipal nº 4.792/2011. Poderá haver chamada pública para os interessados no caso de não preenchimento do número total de esterilizações contratadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3663.1947.


Fonte: .jornaldimensao.com.br/?id=6&n=43357

Nenhum comentário:

Postar um comentário