26 de mai. de 2012

Ibama sacrifica 73 galos usados em rinhas no Ceará

Animais não podiam ser doados para alimentação, segundo o Ibama.
Dono dos animais deve pagar multa de R$ 30 mil e responde por crime.

Galos não poderiam ser doados para alimentação porque recebiam anabolizantes, diz Ibama (Foto: Agência Diário)

Setenta e três galos de rinha foram sacrificados nesta terça-feira (15) em Fortaleza pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os animais receberam uma injeção letal - um "método humanizado", conforme o Ibama - e em seguida foram incinerados.

Segundo o chefe de fiscalização do Ibama no Ceará, Rolfran Ribeiro, os animais foram treinados para brigar e por isso não poderiam ser mantidos em cativeiros do Centro de Triagem do Ibama. Rolfran diz também que os galos eram alimentados com anabolizantes e não poderiam ser doados para alimentação.

“Eles só serviam para o crime. Manter os animais ainda se correria o risco de eles serem roubados e retornassem para o crime”, diz Rolfran Ribeiro. Os 73 galos eram mantidos na residência de um suspeito de crimes de maus tratos a animais há pelo menos dois anos, quando o Ibama denunciou o crime. Nesta semana, os animais foram apreendidos pelo Ibama, que decidiu pelo sacrifício dos galos. O suspeito foi multado em R$ 30 mil reais e responde por crime de maus tratos.

Ainda segundo o Ibama, em 2012 foram desarticuladas quatro rinhas de galo, locais onde contraventores usam animais para briga.


Galos apresentavam sinais de maus-tratos possivelmente pelo uso em rinhas (Foto: Reprodução)

Fonte: G1

Nota da Redação: Os galos, na verdade, são vítimas da violência humana e estão cercados por exploradores de todos os lados: são tratados como objetos de briga pelos rinheiros; como objetos inúteis pelo Ibama, que opta pelo extermínio dos animais por incineração; como objetos de pesquisa para a Embrapa. Assim como não podemos admitir a criação de galos para rinhas, bem como os maus-tratos que essa “cultura” envolve, também não podemos conceber que os animais tenham suas vidas destinadas à condição de cobaias; nem podemos admitir que um órgão como o Ibama, responsável pela garantia do bem-estar da fauna e pela proteção do meio ambiente, determine que galos apreendidos em rinhas sejam exterminados. Tomar os galos dos exploradores rinheiros para matá-los com as próprias mãos? Dar aos galos condições dignas de vida, depois de sofrerem tantas crueldades, é um papel tão difícil de se cumprir? Na verdade, mesmo que fosse, o Ibama teria no mínimo a obrigação de se responsabilizar pela reabilitação desses animais, para que fossem então reintroduzidos ao seu habitat. Isso é o que todas as pessoas que compreendem e respeitam os direitos animais esperam e exigem desse órgão, cujo papel não pode deixar de ser cumprido. Emais, a ONG rancho dos Gnomos em SP já abrigou dezenas de galos explorados em rinhas que conviviam juntos de forma pacífica e livres da violência humana.

4 comentários:

  1. Isso sim é exterminio em massa, até onde vai o poder do IBAMA, proteger ou destruir? Sou totalmente contra o uso dessas aves para o uso em rinhas, mais defendo em todos as instâncias a vida. Sou admirador desta espécie e pelas fotos que observei, essas aves eram muito bem tratadas e nenhuma tinha vestigio de luta ou feridas. Agora o IBAMA vem com a justificativa em dizer que nem para alimentação humana serviria, uma vez que tinham administrado anabolizantes para essas aves. O proprietário local disse em entrevista que nunca fez uso de nenhum tipo de anabolizante. Com certeza essa é apenas uma maneira para justificar a morte dessas animais, como eles dizem, vou falar o que penso, acho que esses animais tomaram outro rumo e não esses que falam, que seria a morte com incineração. Cabe as outoridades locais e demais associações protetoras dos animais a entrar nessa luta em favor da vida. Nada justifica o que dizem ter feito. IBAMA, seu papel é proteger e não destruir.

    ResponderExcluir
  2. Uma vez tive o desprazer de ver uma atuação de equipe do IBAMA em companhia de policiais militares em apreensão a pássaros silvestres e um dos policiais quebrou chutando várias gaiolas e pedindo que o proprietário ficasse calado para não ser preso. Esse que estou citando, não tinha nada a ver com os pássaros apreendidos. Ainda quis dá uma de valente, isso só porque estava armado, é assim que eles agem aqui no Ceará, um bande de covardes, que como leões, só agem em grupo para destruir. Essas dos galos, com certeza não foi diferente, eles usam o seu poder porque são acobertado por policiais.

    ResponderExcluir
  3. IBAMA é ridículo, combate de galos é cultura, o animal nasce com o instinto de lutar, sendo que, em rinha lutam de igual pra igual (peso, estatura, etc.) . Além do mais sem os criadores/admiradores de galos-combatentes....Acham mesmo que teria mais galos combatentes, ÓBVIO que não, já viram o que o IBAMA faz quando apreende eles, eles nao convivem com outros de mesma espécie...Desde pequenos são tratados, medicados...tem uma vida sadia, comem e vivem melhor que muitos seres humanos, podem ter certeza, claro que toda regra tem sua exceção, se esses animais existem tenha certeza que é por causa dos galistas... Bando de babacas, vocês mesmo viram que nao tinha nenhum sinal de maus tratos...ou "anabolizantes" haha tem que rir desses ridículos, ao invés de correr atrás de bandido vão atrapalhar quem GOSTA de verdade da espécie querendo prejudicar quem NÃO é bandido! Abraç

    ResponderExcluir
  4. fico cada dia mais enojado e indignado com esse IBAMA..... eles massacram os galos de briga, sou caipira e esses lindos animais fazem parte da minha cultura , sou um admirador dessa espécie de ave e me intristesso ao ver a brutalidade com que o IBAMA trata essas aves , POR FAVOR!!!!!!vamos parar com isso!!!!!!!salvem essas aves maravilhosas!!!!!!o que que adianta tira-las dos galistas e mata-las depois??????????é assim que se salva essa espécie????? CLARO QUE NÃO!!!!!! vamos acabar com esse extermínio do galo índio , por favor salvem o galo combatente ele esta sendo massacrado por ignorantes e orgãos falidos como o IBAMA

    ResponderExcluir