24 de abr. de 2012

Cerca de 30 mil animais abandonados vivem nas ruas de Belo Horizonte (MG)

Cerca de 30 mil cães e gatos abandonados vivem hoje pelas ruas de Belo Horizonte. A estimativa é do Centro de Controle de Zoonoses do município. Todos os dias, os agentes do órgão recolhem de seis a nove animais nas ruas.

Os animais ficam até três dias nos canis da Zoonoses aguardando pelo resgate do tutor. Se ninguém procurar pelo animal, ele é castrado, vacinado, vermifugado, recebe microchip e em seguida é colocado para adoção. Já os que apresentam saúde debilitada são encaminhados para o sacrifício.

Os animais que são colocados para adoção, mas não têm a sorte de encontrar um tutor, são devolvidos às ruas da cidade. Desde 2006, a Prefeitura está proibida de sacrificar os animais recolhidos das ruas.

“Eles retornam para o ambiente de origem em uma outra condição. Há animais, por exemplo, que voltam para as ruas e são adotados por alguma comunidade”, explica Maria do Carmo de Araújo, gerente do Centro de Controle de Zoonoses. Segundo ela, os 43 ca nis municipais são suficientes para atender a demanda.

Dos 2,9 mil animais recolhidos das ruas da capital no ano passado, 1.073 ganharam um novo tutor nas feiras de adoção promovidas pela Zoonoses. Mas a Prefeitura não informa quantos foram sacrificados e quantos foram devolvido às ruas. Também não diz se houve aumento no número de animais abandonados em relação a anos anteriores.

Para a presidente da ONG SOS Bichos, Carla Magnani, o poder público deveria investir em políticas educativas com incentivo à castração e à guarda responsável. “O filhote é fofinho, mas ele cresce e dá despesas. Quem quer um animal deve pensar antes de adquirir um”, diz.

Estimativa

300 mil animais domiciliados; 30 mil abandonados.

Número de cães vivendo em casas e abandonados nas ruas, segundo a prefeitura.

Captura e adoção

2,9 mil animais recolhidos; 1 mil adotados.

Número de cães e gatos recolhidos nas ruas pela Zoonoses e os bichos adotados, em 2011.

Como adotar

Para adotar um animal recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses, o interessado deve comparecer à rua Edna Quintel, 174, bairro São Bernardo, região Norte. Ou então pode obter mais informações pelos telefones (31) 3277-7411 e (31) 3277-7413.

O projeto “Adote um Amigo” (parceria da Prefeitura da capital com a ONG “Teia de Textos”) promove feiras de adoção periódicas. Se informe pelo adoteumamigo.org.br ou 2535-2517.

ONGs realizam feiras de adoção como a Cão Viver, SOS Bichos e Cãopartilhe. Há ainda feiras realizadas por veterinárias de Belo Horizonte.

Fonte: band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000499151

Nenhum comentário:

Postar um comentário