28 de jun. de 2012

Dezenas de cães abandonados estão disponíveis para adoção, em Rondônia

Duas viaturas de captura, mais conhecidas como carrocinhas, realizam rondas periódicas nos bairros de Porto velho em busca de animais sem tutor ou que tenham sido abandonados em vias públicas da capital. Cerca de 50 animais são regatados das ruas por dia e todos são encaminhados ao canil municipal para receberem os devidos cuidados que deveriam ser dedicados aos capturados pelos tutorer.

No Centro de Controle de Zoonoses os animais passam por uma rígida avaliação de veterinários que detecta qualquer tipo de doença que o bichinho possa ter. No caso do animal capturado estar em bom estado de saúde o mesmo é encaminhado primeiramente para a esterilização assim como a vacinação contra a raiva, após receber todos os cuidados necessários eles são encaminhados para adoção e uma minoria que chega até o canil já bastante debilitado ou com doenças que comprometem sua integridade física, são encaminhados para a eutanásia.

Captura

Muitos cães e gatos vivem soltos em vias públicas passíveis de maus-tratos assim como podem se tornar agentes causadores de um acidente de trânsito ou mesmo atacar as pessoas e para evitar estes e outros problemas a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, mantém um serviço intensivo de retirada destes animais das ruas, como explica o diretor do departamento de Controle de Zoonoses, Rodrigo Golin. “São muitas as ligações que recebemos com pedidos de captura de animais que estão importunando os moradores, nestes casos é imediatamente feita um registro e em menos de cinco dias a carrocinha vai até o local solicitado e recolhe todos os animais que estão em situação irregular pelas ruas”, diz o diretor.

Dos animais capturados muitos têm tutores, se este for o caso, o tutor do cão ou gato poderá ir até o canil após cinco dias e resgatar seu companheiro, porém não sem antes ele passar pela avaliação veterinária e esterilização. No ato do resgate o tutor precisa assinar um termo de guarda responsável, se comprometendo em não mais deixar o animal solto em via pública assim como o termo de resgate e pagar uma taxa de R$ 56,00. Em caso de reincidência de captura o animal não poderá ser resgatado pelo tutor, sendo colocado á disposição para adoção.

Adoção

Sob o tema Adote um Amigo o departamento de Controle de Zoonose vem trabalhando para incentivar as pessoas a adotarem um dos animais provenientes das capturas. Emerson e Patrícia atenderam ao chamado e vieram até o canil e encontraram a pequena cachorrinha que será a nova mascote da família. A pequena ainda não ganhou um nome, mas Patrícia garante que ela vai receber muito carinho. Antes de deixar o canil Patrícia e Emerson receberam orientações de como cuidar da nova amiguinha e assinaram um termo de responsabilidade para guarda de animais, o que garante que a filhotinha de vira-lata terá um lar como todos deveriam ter. “Vim em busca de um cãozinho macho, mas acabei gostando desta cachorrinha e não consegui escolher outro”, diz Patrícia. A moça conta ainda que sempre gostou de ter um animalzinho e como ficou sabendo que ali tinha vários animais sem um lar veio conferir e acabou adotando um.

Responsabilidade

Muitas pessoas depois que o animal cresce e começa a dar um pouco mais de trabalho, o abandona sem se preocupar com os transtornos que ele poderá causar a vizinhos e transeuntes, mas não é só isso, eles esquecem que quando se pega um animalzinho é preciso ter acima de tudo responsabilidade para com eles e seus filhotes, mas nem sempre é isso que acontece

As formas de abandono por parte dos tutores são várias, entre elas, a mais freqüente é deixar os animais soltos pelas ruas, há os que vêm até o canil e deixam os cães e gatos aos nossos cuidados e tem ainda um grande número de casos de filhotes muito pequenos que são deixados no canil sem a mãe, o que pode ser motivo da morte dos animais que ainda não tem condições de ficar sem os cuidados das mães.

Vacina / Castração

No canil está disponível a vacina anti-rábica e é realizada a castração e esterilização de cães e gatos. Apesar do grande número de animais que chegam todos os dias ao canil municipal, o local está preparado para oferecer tratamento e alimentação adequada em boxes limpos e higienizados. Os interessados em solicitar captura, adoção, vacinação ou esterilização de um animal dever entrar em contato pelo telefone 3901 28 78.

Fonte: Rondiniaovivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário