14 de jun. de 2012

Casos de crueldade e abandono de animais continuam ocorrendo em Nova Friburgo (RJ)

Apesar do grande número de pessoas e entidades que atuam em prol do bem-estar animal em Nova Friburgo, ainda são frequentes os casos de crueldade e abandono de animais em vários pontos da cidade. A redação de A Voz da Serra tem recebido uma série de denúncias sobre o problema, que acontece principalmente com cães de diversas raças e vem preocupando a comunidade. Um dos casos que gerou grande indignação aconteceu no fim de maio, quando 21 filhotes foram jogados na rua sem piedade. “Os bichinhos foram descartados como se fossem lixo e por pouco não morreram. Um filhote recém-nascido precisa de cuidados especiais para sobreviver e só pode ser doado com 45 dias”, afirmou Cristina Pacheco, que resgatou os cãezinhos.

Outro caso recente aconteceu no último dia 4, próximo a Duas Pedras, quando uma cadela da raça rotweiller foi retirada do Rio Bengalas pelo Corpo de Bombeiros e levada para a veterinária Pecly. O animal, que havia fugido de sua residência, provavelmente foi jogado dentro do rio por alguém e lá ficou. “A cadelinha estava lá desde o dia anterior e foi ignorada pela população. Ela chegou em estado de choque à veterinária, onde passou por exames que constataram fígado hipotrofiado, presença de massa tumoral no baço e grande cisto na região Peri renal”, disse Cristina, que também ajudou no resgate do animal.

Dona de um canil na Fazenda da Laje, há 20 anos Cristina se dedica a recolher animais abandonados nas ruas. Atualmente cerca de 200 cachorros ocupam o canil, que funciona em um espaço anexo a sua residência. “Apesar da grande quantidade de cães que possuo, sempre busco encaminhar os animais para adição. Se não fizesse, com certeza já estaria com mais de mil cães. Porém não tenho como doar os cegos, cancerosos e velhinhos. Esses acabam permanecendo no canil”, explica ela que conta com a ajuda da comunidade para desenvolver o seu trabalho. Quem quiser colaborar com a protetora, pode entrar em contato com ela pelo telefone 9931-2009.

Além dos cães, os cavalos da cidade também costumam ser alvo de maus-tratos e abandono. No fim de abril, o caso de um cavalo abandonado no Cônego, próximo ao Pavilhão das Artes, mobilizou muitos defensores de animais. Na ocasião, a redação de A VOZ DA SERRA recebeu várias ligações denunciando o estado físico do animal, que não tinha forças para levantar nem para se alimentar. Segundo populares, o animal havia participado da cavalgada de São Jorge e, por não estar acostumado, foi exposto a uma carga de exercício muito grande, ficando exausto.

Diante do aumento dos casos de crueldade e abandono de animais em Nova Friburgo fica evidente que é preciso retomar o debate sobre a construção de um local para abrigar esses animais. O tema foi abordado em 18 de abril passado, durante audiência pública sobre os direitos dos animais realizada na Câmara Municipal. Durante o encontro também foi mostrada a importância de promover campanhas estimulando a população a adotar animais, principalmente cães e gatos, em substituição à compra.

Fonte: A Voz da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário