14 de ago. de 2012

Ar seco exige cuidados especiais com os animais domésticos

Com a umidade relativa do ar tão baixa a essa época do ano, todos precisam de cuidados especiais.

Todos nós humanos… E também nossos cães e gatos.

Entre outros problemas, o ar seco, e consequentemente o aumento da poluição, podem favorecer o aparecimento de doenças oportunistas, fazendo com que os animais domésticos sofram de alterações respiratórias, como por exemplo, a bronquite e a asma.

Em cachorros e felinos mais ativos, até mesmo um sangramento nasal pode aparecer.

Para prevenir e amenizar esses desconfortos em cães e gatos, o médico veterinário e oncologista Bruno Baetas deu algumas dicas – que você pode colocar em prática a partir de agora na sua casa:

- Deve-se manter [os animais] muito hidratados, principalmente após exercícios físicos, como caminhadas. É importante lembrar que os horários recomendados para passeios e exercícios são sempre o início da manhã e o final da tarde, quando o tempo está menos quente.

Outras dicas do doutor são fundamentais para que o seu bichinho se sinta bem nesta época do ano, como levar água durante os passeios com seu bichinho, manter água fresca e abundante sempre à disposição dos animais e diminuir a carga de exercícios físicos nos dias mais secos.

Quanto à alimentação, ainda de acordo com o médico, deve-se manter a dieta a qual o cão ou o gato estão acostumados, na quantidade normal – sem maiores novidades nesta época do ano. Para os cães que têm o costume de ingerir comida feita pelos tutores, é bom evitar comidas gordurosas e com sal.

Frutas como melancia, maçã e pera, que possuem bastante teor de água, também são uma boa pedida para alimentar e hidratar os bichinhos.

Outra dica para estimular o consumo de líquidos é dar cubos de gelo aos pets. Doutor Bruno explica: “Eles gostam de brincar [com os cubinhos] e com isso acabam se hidratando.”

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário