1 de jul. de 2012

Militar diz que animais eram usados na tortura nos anos 1970

Cinco filhotes de jacaré e uma jiboia foram usados e explorados, na primeira metade dos anos 1970, para torturar os presos políticos levados para a carceragem do Pelotão de Investigações Criminais (PIC) do I Exército, na Rua Barão de Mesquita, na Tijuca, onde também funcionava o Destacamento de Operações de Informações (DOI). O tenente-coronel reformado Paulo Malhães, de 74 anos, na época lotado no DOI, disse que os animais eram dele e foram capturados no Rio Araguaia, na Região Amazônica, durante a campanha militar contra a guerrilha do PC do B.

Malhães, que usava o codinome “doutor Pablo” na repressão, contou ao jornal O Globo como funcionava um aparelho clandestino montado pelo Centro de Informações do Exército (CIE) em Petrópolis. Na literatura dos anos de chumbo, o lugar ficou conhecido como “Casa da Morte”, de onde só teria saído com vida um dos mais de 20 presos políticos que passaram por lá, a ex-militante da VAR-Palmares e VPR Inês Etienne Romeu. O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, ministro Gilson Dipp, anunciou que pretende ouvir Malhães.

“Contamos com a boa vontade da parte dele para reconstruir os fatos. É preciso lembrar que a comissão não tem caráter judicial e nem punitivo. Então, eu lhe ofereço essa garantia. Ele não precisa temer consequências”, disse Dipp.

Fonte: Jornal Pequeno

Mortandade de peixe denuncia desastre ambiental em MT


Foto: Genivaldo dos Santos/Colíder News

Uma grande quantidade de peixes apareceu mortos às margens do Rio Carapá, no município de Colíder, no Norte de Mato Grosso. A situação foi denunciada pelo forte mau cheiro, que passou a incomodar os moradores da região e pessoas que passavam pelo local. O rio abastece a cidade e há suspeita de que tenha havido um desastre ambiental. A Secretária Adjunta do Meio Ambiente, Norma Nobre, estiveram visitando o local da denuncia e coletando amostras da água, que será analisada em Cuiabá.

“Estamos hoje, junto à equipe da Vigilância Ambiental, realizando uma visita ao longo do Rio Carapá após recebermos uma denuncia em escrito de que os peixes estariam entrando em óbito ainda na semana passada”, frisou Norma Nobre. Ela disse que a as amostras coletadas serão analisadas. De posse dos resultados, ela disse que o problema será apurado e o criminoso punido.

“Nós da Vigilância Municipal e Meio Ambiente estamos amparado pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605, Art. 54, que pune de 4 a 5 anos de reclusão para pessoas ou empresas que causem qualquer tipo de dano à saúde da população ou a morte de animais. Então, buscaremos qual o fator contaminante que levou a morte dos peixes do rio, com certeza alguém responderá pelo crime ambiental” – enfatizou Norma.

A Secretária lembra ainda a toda a população de Colíder, que como até o momento não se tem indícios de quais fatores que levaram a morte desses animais, que evite a pesca no local até que o problema seja resolvido.

Norma enfatiza a participação da população na solução desses tipos de problemas ambientais. “Pedimos encarecidamente que toda vez que os munícipes constatarem um acidente ambiental desse porte, que entre em contato com a prefeitura, para que possamos averiguar as denuncias o mais rápido possível. No caso do Rio Carapá, com essa quantidade de dias, pode ser que não chegamos mais ao poluente das águas do rio, e isso é muito preocupante não só para o Meio Ambiente como para a saúde de todos os colidenses”.

Caso se confirme, esse seráo terceiro desastre ambiental em rios de Mato Grosso este ano. No começo de maio, o Rio Vermelho, em Rndonópolis, recebeu 60 milhões de litros de esgoto “in natura”, que vazaram da Estação de Tratamento. Dirigentes da Sanear, empresa responsável pela distribuição de água e coleta de esgoto, chegaram a ser presos. Menos de um mês depois, águas de esgoto endo descarregadas no Córrego Buriti, no bairro Jardim do Sul, em Tangará da Serra, no Medio Norte do Estado.

Fonte: 24HorasNews

Britânico encontrado nu com cadela da ex é considerado culpado



A Justiça britânica considerou que Nicholas Saunders, de 46 anos, é culpado por ter mantido relações sexuais com a cadela de sua ex-mulher.

Kelly Thacker, a dona de ‘Sasha’, disse que encontrou o marido fazendo sexo em cima da cama com o animal quando chegou em casa no dia 15 de janeiro do ano passado. Durante o julgamento, que durou três dias, o homem negou as acusações e alegou que apenas estava nu ao lado da cachorrinha.

Uma amostra do material coletado do pênis de Saunders pela perícia identificou o DNA canino e convenceu os 12 jurados de que ele deve ser condenado. A sentença será divulgada no próximo dia 27 de julho.

Fonte: SRZD

Cio

Uma dúvida comum a muitas pessoas diz respeito ao cio canino. Mais ainda, ao cio do cachorro. Se você chegou até aqui e está lendo este post, provavelmente faz parte do grupo de pessoas que possuem essa dúvida. Antes de se apressar e sair fechando o site, leia a matéria ou partes dela, para acabar de vez com suas dúvidas sobre o assunto.



Cio: significado.

A definição de cio é:


“Apetite sexual dos animais em determinadas épocas; alvoroço, berra, brama, cavalgação, estro.” (Michaelis Online. Acesso em 19/06/2012)

Obviamente, essa definição é muito vaga. Por isso, na coluna sobre cio das cadelas, a veterináriaTatiana Bérenger explicou que o cio, em cães, é uma das 4 etapas do ciclo sexual das cadelas.

O cio recebe o nome de estro, sendo a fase em que as fêmeas aceitam o macho. Nessa época, a cadela menstrua? Não. E o cachorro macho no cio? Como funciona? Leia o próximo tópico.

Cães machos no cio? Não!

Cadelas no cio? Certo, muito certo. Agora… machos no cio? Não. Ao contrário do que o mito diz e do que muita gente espalha, cães machos não possuem o chamado cio. Estranho saber disso, não é? Mas é a verdade.

O cio canino é mesmo um assunto que gera dúvidas, e mitos. Outra informação importante é que os machos acasalam em qualquer época, diferentemente das fêmeas.

Dúvidas sobre o cio de cachorro.

Como dito acima, os cachorros machos não tem cio. Com essa informação, eliminamos grande parte das dúvidas. Restam as dúvidas a respeito das fêmeas no cio, certo? É só entrar na página já citada acima, sobre o cio em cadelas. Lá, há diversas perguntas e respostas sobre o assunto, que podem esclarecê-lo – e muito!



Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Apesar da coluna citada acima, muitas pessoas ainda possuem a seguinte dúvida: "Quantos dias dura o cio de uma cadela?”. Para responder rapidamente: o cio, o estro, dura de 8 a 15 dias após o início do sangramento, geralmente. O intervalo entre um cio e outro é bastante variável, sendo mais comum de 6 e 6 meses.

Conclusão e resumo.

Neste artigo sobre cachorro no cio, falamos sobre o mito do cio em cães machos e deixamos uma sugestão de leitura a respeito do cio das fêmeas. Além disso, explicamos rapidamente o que é o cio propriamente dito e fizemos com que você soubesse quanto tempo uma cadela fica no cio.

Caso tenha restado alguma dúvida, sugira uma matéria sobre o assunto através do nosso UserVoice, a página criada para você sugerir pautas e interagir conosco.

Fonte: euamocaes.com

Cães de raça em Goiás são roubados e trocados por drogas, diz delegado

Maioria dos proprietários de pets furtados não registra ocorrência na polícia.
Estudante já teve três cachorros desaparecidos e faz apelo pela devolução.

Cachorros de raça estão sendo roubados e trocados por drogas em Anápolis, cidade a 55 km de Goiânia. A hipótese foi levantada pela Polícia Civil da cidade, que ainda não possui dados estatísticos, mas tem observado o aumento do furto desses animais de estimação. Segundo a polícia, na maioria dos casos o dono da vítima não registra ocorrência.

Uma das características que indicam que o sumiço desses cachorros é provocado por furto é a forma como acontece. Geralmente, quando os donos estão entrando em casa, o portão abre, e o animal sai para passear enquanto o carro é guardado na garagem. Depois, o bichinho não aparece mais.

Geralmente, os cachorros que somem são de raça. Um cão da raça yorkshire, por exemplo, pode custar de R$ 500,00 a R$ 800,00. Já os cachorros da raça shitzu custam ainda mais caro. Uma fêmea sai por R$ 1.200,00 em um pet shop.

A polícia afirma que os bandidos vendem esses animais por um preço bem menor. “Eles pegam esses animais, trocam em boca de fumo por determinada quantia de droga, de um valor significativamente mais reduzido, e os traficantes depois revendem para outras pessoas”, afirma o delegado Manoel Vanderic.

Apelo
Mais do que a perda financeira, os donos desses animais sentem principalmente a falta de um amigo. Para a odontóloga Paula Fernanda Mendonça, os yorkshires Lucki e Raje – que estão com ela há cinco e dois anos, respectivamente – fazem parte da família. Durante esse tempo, acompanharam momentos importantes da vida da dona, inclusive o casamento.

Há cerca de uma semana as caminhas dos cães estão vazias. Os animais foram furtados e a dona deles ainda não teve notícias. “Eu não tenho filhos, mas é como se eles fossem meus filhos. Então, se você viu e puder devolver, por favor”, apela, chorando, Fernanda.


A estudante Vanessa de Souza também perdeu o bichinho de estimação. Uma cadela da raça shitzu de oito meses, que ela chama de Nina. Já é o terceiro cachorro da mesma raça que a estudante perde de uma maneira misteriosa. “Eu já tenho apego e já procurei em todos os lugares. A Nina realmente tem importância para mim”, emociona-se ao falar do animal de estimação.

No dia 16 de maio, o sumiço do cachorrinho Tuti, da raça Yorkshire, comoveu muita gente. Tuti é o xodó da família Lourenço e o maior companheiro de um menino que é paraplégico. O cachorro ajuda no tratamento do menino.

A família mora nos Estados Unidos e veio passar férias em Anápolis, quando o animal sumiu.Tuti foi encontrado três dias após o sumiço, depois da divulgação de fotos. Uma pessoa comprou o bichinho e só devolveu pelo mesmo valor da compra, R$ 400,00, para não sair no prejuízo.

Fonte: http://g1.globo.com


29 de jun. de 2012

Fotógrafo retrata sofrimento animal sob novo ângulo


 "O preço dos avanços modernos" - Foto: Nick Wickstrom

Há incontáveis estudos que provam que os animais são inteligentes, têm emoções e sentem dor. Há ainda uma correlação direta entre abuso animal, violência doméstica e outros crimes. Ainda assim, o abuso aos animais continua amplamente sem punições.


 "As coisas podem ficar ainda piores?" (derramamento de óleo e focas) - Foto: Nick Wickstrom


 "O céu é o limite?" - Foto: Nick Wickstrom

O fotógrafo Nicolas Wickstrom tentou trazer o lado obscuro da crueldade animal ao substituir os animais por pessoas em situações que envolvem maus-tratos, exploração ou tortura de animais.


 "Em nome do entretenimento" - Foto: Nick Wickstrom



"Melhores amigos do homem ou escravos?" - Foto: Nick Wickstrom

Wickstrom explica o seu foco: “Eu procuro inspirar mais pessoas a verem o horror que está acontecendo e se sentirem impelidas a fazer algo, qualquer coisa, para consertar isso”.


 " Forçado a matar ou a morrer" (sobre as rinhas) - Foto: Nick Wickstrom


"Você cobre as minhas costas e cobrirei as suas" - Foto: Nick Wickstrom


"A caça não tem fronteiras" - Foto: Nick Wickstrom

Você também pode conferir a galeria no site de Nicolas Wickstron.

28 de jun. de 2012

Dezenas de cães abandonados estão disponíveis para adoção, em Rondônia

Duas viaturas de captura, mais conhecidas como carrocinhas, realizam rondas periódicas nos bairros de Porto velho em busca de animais sem tutor ou que tenham sido abandonados em vias públicas da capital. Cerca de 50 animais são regatados das ruas por dia e todos são encaminhados ao canil municipal para receberem os devidos cuidados que deveriam ser dedicados aos capturados pelos tutorer.

No Centro de Controle de Zoonoses os animais passam por uma rígida avaliação de veterinários que detecta qualquer tipo de doença que o bichinho possa ter. No caso do animal capturado estar em bom estado de saúde o mesmo é encaminhado primeiramente para a esterilização assim como a vacinação contra a raiva, após receber todos os cuidados necessários eles são encaminhados para adoção e uma minoria que chega até o canil já bastante debilitado ou com doenças que comprometem sua integridade física, são encaminhados para a eutanásia.

Captura

Muitos cães e gatos vivem soltos em vias públicas passíveis de maus-tratos assim como podem se tornar agentes causadores de um acidente de trânsito ou mesmo atacar as pessoas e para evitar estes e outros problemas a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, mantém um serviço intensivo de retirada destes animais das ruas, como explica o diretor do departamento de Controle de Zoonoses, Rodrigo Golin. “São muitas as ligações que recebemos com pedidos de captura de animais que estão importunando os moradores, nestes casos é imediatamente feita um registro e em menos de cinco dias a carrocinha vai até o local solicitado e recolhe todos os animais que estão em situação irregular pelas ruas”, diz o diretor.

Dos animais capturados muitos têm tutores, se este for o caso, o tutor do cão ou gato poderá ir até o canil após cinco dias e resgatar seu companheiro, porém não sem antes ele passar pela avaliação veterinária e esterilização. No ato do resgate o tutor precisa assinar um termo de guarda responsável, se comprometendo em não mais deixar o animal solto em via pública assim como o termo de resgate e pagar uma taxa de R$ 56,00. Em caso de reincidência de captura o animal não poderá ser resgatado pelo tutor, sendo colocado á disposição para adoção.

Adoção

Sob o tema Adote um Amigo o departamento de Controle de Zoonose vem trabalhando para incentivar as pessoas a adotarem um dos animais provenientes das capturas. Emerson e Patrícia atenderam ao chamado e vieram até o canil e encontraram a pequena cachorrinha que será a nova mascote da família. A pequena ainda não ganhou um nome, mas Patrícia garante que ela vai receber muito carinho. Antes de deixar o canil Patrícia e Emerson receberam orientações de como cuidar da nova amiguinha e assinaram um termo de responsabilidade para guarda de animais, o que garante que a filhotinha de vira-lata terá um lar como todos deveriam ter. “Vim em busca de um cãozinho macho, mas acabei gostando desta cachorrinha e não consegui escolher outro”, diz Patrícia. A moça conta ainda que sempre gostou de ter um animalzinho e como ficou sabendo que ali tinha vários animais sem um lar veio conferir e acabou adotando um.

Responsabilidade

Muitas pessoas depois que o animal cresce e começa a dar um pouco mais de trabalho, o abandona sem se preocupar com os transtornos que ele poderá causar a vizinhos e transeuntes, mas não é só isso, eles esquecem que quando se pega um animalzinho é preciso ter acima de tudo responsabilidade para com eles e seus filhotes, mas nem sempre é isso que acontece

As formas de abandono por parte dos tutores são várias, entre elas, a mais freqüente é deixar os animais soltos pelas ruas, há os que vêm até o canil e deixam os cães e gatos aos nossos cuidados e tem ainda um grande número de casos de filhotes muito pequenos que são deixados no canil sem a mãe, o que pode ser motivo da morte dos animais que ainda não tem condições de ficar sem os cuidados das mães.

Vacina / Castração

No canil está disponível a vacina anti-rábica e é realizada a castração e esterilização de cães e gatos. Apesar do grande número de animais que chegam todos os dias ao canil municipal, o local está preparado para oferecer tratamento e alimentação adequada em boxes limpos e higienizados. Os interessados em solicitar captura, adoção, vacinação ou esterilização de um animal dever entrar em contato pelo telefone 3901 28 78.

Fonte: Rondiniaovivo

Tigre de Michael Jackson morre de câncer no pulmão


Thriller, tigre de Michael Jackson, morreu de câncer no pulmão, em junho de 2012 (Divulgação / Reprodução)

Thriller, o tigre do cantor Michael Jackson, morreu de câncer no pulmão no dia 11 de junho de 2012. Uma autópsia foi realizada e o corpo foi cremado. O animal tinha 13 anos e viveu com Michael em Neverland até sua saída do local, em 2006.

O tigre pesava 375 quilos e estava na reserva Shambala, da atriz Tippi Hedren, perto de Los Angeles. Segundo Tippi, depois que o cantor deixou a residência, o veterinário do local perguntou se Thriller e seu irmão Sabu poderiam ir para o espaço. De acordo com ela, 79 mil dólares foram usados para construir um lago no ambiente.

Embora Michael declarasse amor aos animais, Tippi disse que ele nunca perguntou sobre os tigres, nem enviou qualquer quantia para ajudar no cuidado com os felinos.

Michael Jackson morreu em junho de 2009 vítima de overdose de anestésico.

Fonte: A Crítica

Uso de animais como ‘videntes’ da Eurocopa irrita grupos ativistas alemães

A Alemanha irritou ativistas de direitos dos animais com suas tentativas mais recentes de prever os resultados da Eurocopa 2012.

Dois anos após a morte do polvo Paul, famoso durante a Copa do Mundo da África do Sul, diversos animais estão sendo explorados para “prever” que time de futebol irá vencer o campeonato entre times europeus.

Emissoras de TV e rádio em todo o país mobilizam vacas, cabras, tartarugas e até um elefante para que eles prevejam os resultados dos jogos, com diversos graus de êxito.

“Atualmente, todo mundo que tem um animal parece querer colocá-lo diante das câmeras”, disse à BBC o porta-voz da organização de direitos dos animais Tierschutzbund, Marius Tunte.

O grupo afirma que o uso de animais como “videntes” ameaça a dignidade deles.

‘Sofrimento desnecessário’

O correspondente da BBC em Berlim, Stephen Evans, disse que a organização dedicou especial atenção a uma rádio online que usou uma serpente píton chamada Ado.

Dois ratos foram oferecidos à cobra, um que representava a Alemanha e outro que representava a Dinamarca antes do jogo entre os dois times.

A Tierschutzbund disse que “sofrimento desnecessário está sendo infligido (aos animais) puramente por entretenimento”.

A vaca Yvonne fez fama ao conseguir prever que um time que acabou perdendo, venceria.

Outros animais que foram vítimas da Eurocopa 2012 são a porca Emma, as lontras Ferret e Mormel e a cabra Traudl, que conseguiu trabalho em uma rádio da Bavária, no sudeste do país.

O polvo Paul se aposentou aos dois anos de idade, depois de ser exaustivamente escravizado como vidente oficial da Copa do Mundo de 2010.

O animal nasceu em Weymouth, na Grã-Bretanha, mas passou a maior parte de sua vida no Centro de Vida Marinha em Oberhausen, na Alemanha. Paul faleceu em outubro de 2010.

Fonte: UOL Notícias

Cãominhada reforça direitos dos animais neste domingo, em Santos (SP)

Cãominhada não é só glamour e diversão: várias organizações não governamentais de direitos animais marcarão presença no evento, que ocorrerá no domingo (1º), para promover a castração, a adoção… Enfim, para mostrar que os animais têm frio, medo, fome, que sofrem com a ausência de seu ente humano ou com a indiferença. Uma das preocupações da Cãominhada, um dos maiores eventos do tipo no País, é dar esperança aos cães abandonados ou pertencentes a famílias sem recursos.

Desta edição, que é a 8ª, participarão entidades como a Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Coprovida) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que trata de animais abandonados e tenta recolocá-los em novas famílias.
E, ainda, a Defesa da Vida Animal e a SOS Animais de Rua, que oferecem serviços e produtos veterinários aos mascotes de população de baixa renda. Também há o Movimento Esperança Animal Baixada Santista (Meabs), que usa as redes sociais da internet para estabelecer uma ponte entre os animais abandonados e seus possíveis novos proprietários.

A 8ª Cãominhada é uma realização da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, com o patrocínio da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e do grupo Pet Center Marginal.

O evento tem apoio de Sabesp, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Portuária, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Terracom e Prefeitura de Santos. Organização: Kawan Eventos.

Serviço

Defesa da Vida Animal – e-mail: ongdefesadavidaanimal@gmail.com
SOS Animais de Rua – e-mails: sosanimaisderua@bol.com.br / contato@sosanimaisderua.org.br
Movimento Esperança Animal Baixada Santista – e-mail: esperancaani malbaixada@gmail.com
Acesse também as comunidades no Orkut e Facebook

Fonte: A Tribuna