5 de mai. de 2012

Movimento Crueldade Nunca Mais lança petição para exigir penas severas contra os maus-tratos aos animais

"Pedágio Nacional"



No dia 22 de janeiro de 2012, cerca de 100 mil pessoas, em mais de 200 cidades brasileiras, saíram às ruas na Manifestação Crueldade Nunca Mais, para pedir maior punição para quem comete crimes de maus-tratos contra animais. A legislação brasileira possui penas muito brandas para quem comete tais crimes.

O anteprojeto da reforma do Código Penal Brasileiro está em andamento, e há notícias de que a Lei dos Crimes Ambientais, 9605/98, cujo artigo 32 criminaliza os atos de crueldade contra animais, passará a ser um capítulo do novo Código Penal, e que as condutas já previstas como crime poderiam ser consideradas apenas infrações administrativas, sendo punidas, unicamente, com o pagamento de multas.

Num momento onde o clamor da população brasileira é pela punição efetiva de quem comete crimes contra animais, acabar com a única lei que os protege, é uma afronta aos anseios dos brasileiros.

Acreditando que ao invés de retroceder, a proteção penal aos animais deve avançar, o Movimento Crueldade Nunca Mais lançou uma petição em apoio à carta aberta “Pelo avanço da proteção penal ao meio ambiente e aos animais”. Esta carta, endereçada à comissão de juristas responsáveis pela redação do anteprojeto do Novo Código Penal, repudia qualquer retrocesso nas leis que defendem os animais, e em contrapartida pede penas mais duras, capazes de inibir tais condutas.

Na semana de 07 a 11 de maio, a comissão de juristas instituída pelo Senado finalizará o texto do anteprojeto do novo Código Penal, no que se refere aos crimes contra os animais e o meio ambiente! O anteprojeto posteriormente tramitará no Senado e Câmara dos Deputados, mas é fundamental que o texto contemple AGORA as condutas criminosas contra os animais, e estabeleça penas mais duras capazes de realmente inibir estas cruéis ações.

Face a isto, o Movimento Crueldade Nunca Mais convocou a proteção animal de todo o país para novamente sair às ruas! Porém, desta vez será para realizar um “PEDÁGIO NACIONAL” para coleta de assinaturas, no dia 05 de maio de 2012! As cidades deverão ser inscritas através do e-mail: info@crueldadenuncamais.com.br.

Veja as cidades que já confirmaram participação:http://www.crueldadenuncamais.com.br/crueldadenuncamais/pedagio.php

Subcomissão de juristas que tratará das leis penais especiais:

DR. MARCELO LEONARDO – Belo Horizonte – MG
DR. TIAGO IVO OGON – Brasília – DF
DR. GAMEL FOPEL – Salvador – BA
DR. LUIZ CARLOS DOS SANTOS GONÇALVES – São Paulo- SP
DR. MARCELO LEAL LIMA OLIVIERA – Brasília – DF


Ração de gato ajuda formigas a combater sapos invasores na Austrália


Método' foi descoberto por cientistas da Universidade de Sydney.
Formigas são atraídas a lagos e comem filhotes de sapos nocivos.



Foto mostra formiga atacando filhote de sapo no Território do Norte, na Austrália. Pesquisadores da Universidade de Sydney descobriram que, ao colocar ração de gato próximo a lagos, ela atrai formigas que, por sua vez, devoram filhotes de sapo quando estes emergem da água. Os sapos são de uma espécie trazida do Havaí em 1935 em uma tentativa de controlar os insetos dos canaviais. Mas eles acabaram se reproduzindo demais e agora ameaçam espécies nativas.

Fonte: G1

Animais de estimação e calor humano

     Um animal de estimação é capaz de operar milagres na vida do ser humano. A amizade que um cão proporciona, por exemplo, satisfaz as necessidades psicológicas básicas do homem. Cuidar de um animal também ajuda a curar doenças e espantar a solidão. Um estudo da Universidade de Miami, nos EUA, analisou a capacidade que os animais têm de reforçar a saúde mental daquele que nunca sofreu de solidão. Os pesquisadores observaram a atuação dos pets como um reforço da autoestima. O estudo descobriu que os proprietários de animais se sentiam menos solitários e tinham uma autoestima maior do que aqueles que eram sozinhos e não tinham animais para cuidar. Os cientistas chegaram a conclusão que os cães ajudam os homem a ter uma compreensão maior das necessidades sociais e, com isso, a sentir-se melhor com a vida. Os pesquisadores deixaram claro que animais não são uma substituição de amigos e familiares, mas proporcionam bem-estar, independente da companhia humana.

Fonte: Diário do Grande ABC

4 de mai. de 2012

Cantora Miley Cyrus adota filhote abandonado em porta de supermercado


Mais um cão para se juntar aos animais adotados pela cantora Miley Cyrus. Agora, além de Floyd, Ziggy e Lila, a cantora e atriz tem o filhote Happy, encontrado na quarta-feira (2).

O filhote foi achado por Miley em uma caixa em frente a uma loja da rede de supermercados Walmart.

Pelo Twitter, a cantora comentou: “não entendo como as pessoas podem ser tão cruéis. É por isso que o batizamos de Happy”.


Happy se juntará a Lila, Floyd e Ziggy, os outros cães da cantora

A cantora publicou fotos dela com o filhote no salão de beleza, dentro do carro e brincando com Joey, a cachorrinha do cabeleireiro Glenn Nutley, que cuida da beleza da cantora.

Fonte: iGirl

Castração dos animais que vivem nas ruas é a melhor solução para combater o abandono


O número de animais abandonados pelas ruas de Maceió só vem aumentando nos últimos anos. Muito se fala sobre os problemas que esses animais podem causar como acidentes de trânsitos e zoonoses. Mas o que poucos ligam, ou desconhecem, é que esse problema poderia ser evitado com um simples procedimento cirúrgico que é feito até sem custo através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Maceió (AL), a castração.

A problematização da multiplicação de animais nas ruas da capital alagoana vem tomando grandes proporções e, apesar da luta das entidades que lutam em favor da causa animal em Maceió, nada tem sido feito de concreto para solucionar o problema.

“A multiplicação desenfreada de animais de rua significa uma preocupação para toda a sociedade e isso a gente pode evitar”, disse Cristiane Leite, presidente da ONG Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa Maceió). “A importância da castração são inúmeras, mas o controle populacional é a principal”, explicou.


Para a presidente do Neafa, toda essa problematização poderia ser evitada se os tutores dos animais tivessem consciência do mal que eles estariam evitando ao realizar a esterilização do seu animal.

“Para que ninguém se engane, hoje a quantidade excessiva de animais nas ruas de Maceió não é porque eles nasceram lá, são animais que foram abandonados nas ruas e isso acarreta muitos prejuízos à própria sociedade”, explicou Cristiane.

Alguns acham que a eutanásia é a melhor forma de manter sobre controle a população animal nas ruas de Maceió, contudo, para Cristine Leite e os demais lutares da causa animal, esse só é um meio ‘desumano’ de se livrar temporariamente do problema. A solução realmente é desenvolver a cultura de esterilização.

O próprio Centro de Controle de Zoonoses de Maceió (CCZ), que vinha sendo alvo de inúmeras críticas perante os ONGs animais e a própria sociedade, realiza as esterilizações gratuitas dos animais. Basta que o tutor entre em contato com o Centro e agende o procedimento.

Contudo Cristine garante que o procedimento não é caro, muito menos quando é realizado em demanda. De acordo com ela, o Neafa Maceió tem um estimativa de 400 atendimento de animais por mês, desses mais de 50% são realização de esterilizações.

“Por isso eu brinco que não há melhores em cirurgias de esterilizações do que os veterinários do Neafa”, disse ela.

A preocupação com a esterilização dos animais de pessoas carentes e de rua não é exclusividade do Neafa, nesta última semana, a ONG Grupo Vida Animal de Maceió, juntamente com protetores individuais de animais em Maceió, lançaram um campanha para a castração desses animais.

A ideia é angariar fundos perante a sociedade e realizar a castração de animais de pessoas carentes e de rua.

“Vendo o quadro cada vez maior de animais abandonados, pensamos no que fazer além das feiras de adoções que realizamos periodicamente, e aí veio a idéia desta campanha para angariar fundos para assim realizar castrações em cães e gatos na tentativa de minimizar um pouco os nascimentos indesejados, os quais na maioria das vezes vão terminar abandonados nas ruas”, explicou a coordenadora do GVAM, Luceli Mergulhão.


Segundo a voluntária, somente o idealismo não é suficiente para resolver o problema, se faz necessário também cobrar uma política nacional de controle de natalidade de cães e gatos.

“Precisamos de leis que responsabilizem os tutores dos animais e proporcione um eficiente trabalho de vigilância epidemiológica, só assim garantiria qualidade de vida para todos”, pediu.

Desta forma, o GVAM resolveu agir e lançou a campanha que tem por meta esterilizar dez gatas ou cadelas por mês, e para isso, a ONG tentar colher a ajuda mensal de ao menos 30 pessoas doando R$ 25, sem a obrigação de doar todos os meses.

A ONG se compromete a todos os meses enviar um relatório para o email dos doadores sobre as castrações que foram realizadas.

“Essa é uma idéia modesta, mas temos que começar, mesmo aos poucos, uma mudança nesse quadro de tanto abandono e sofrimento dos animais, pois além do controle de natalidade a castração também evita o aparecimento de tumor de mama, piometra, doenças sexualmente transmissíveis e outras”, explicou Luceli.

O GVAM também busca o apoio de clínicas veterinárias para essa campanha.

Idades caninas e felinas para esterilização

De acordo com informações da médica veterinária, Cristiane Leite, presidente do Neafa, os animais podem ser esterilizados a partir:

Caninos: macho, entre oito a dez meses de vida, pois o índice de infecção urinaria cai; a fêmea, dependendo do porte, pode a partir do sete meses, seis meses, antes do primeiro cio, pois incidência de câncer é ainda menor.

Felinos: o macho tem que esperar até dois meses de idades; e a fêmea, dois cinco ou seis meses, perto do cio.

Para Mais Informações:

Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis – Neafa Maceió – 3221-0193 / 9910-4592.
Grupo Vida Animal de Maceió – (82) 9625.3013 / 8888.6570
Centro de Controle de Zoonoses de Maceió CCZ Maceió – (82) 3315-5469

Fonte: Primeira Edição

Cão ajuda companheiro cego e com epilepsia a se movimentar


Um cão cego e com epilepsia tem um companheiro de quatro patas que o guia para se movimentar. Incapaz de ver desde o seu nascimento, há dois anos e meio, o Golden Retriever, chamado Tanner, sofre também ataques frequentemente, segundo a KTUL-TV.

De momento, os funcionários de uma clínica veterinária em Oklahoma estão à espera que alguém adote o par de cães.

O veterinário Mike Jones disse que anteriormente, o Tanner caminhava nervosamente e não controlava as suas funções corporais, mas isso veio a mudar quando conheceu Blair, uma cadela (Labrador) que deu entrada no hospital veterinário com os seus próprios problemas.


Segundo os funcionários, Blair estava muito inquieta após ter sido alvejada, e um encontro casual com Tanner ajudou a mudar a sua vida.

Imediatamente, Blair começou a guiar o Tanner pelo recinto, com a sua trela na boca.

Desde que se conheceram, o Tanner nunca mais sofreu um ataque, garantiu o doutor Jones, que sublinhou não ter dúvidas sobre a Blair saber que o seu amigo é cego.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=570697

Fotos - Gatos






Elefantes de Sumatra são mortos em briga por território na Indonésia

Elefantes veem sendo dizimados por destruir lavouras em busca de comida.
Animais estão sendo supostamente vítimas de envenenamento.


Moradores de vilarejo indonésio observam carcaça de um elefante de Sumatra supostamente envenenado por trabalhadores de uma plantação de óleo de palma em Krueng Ayon, na província de Aceh, na Ilha de Sumatra, na Indonésia. A diminuição das áreas de habitat dos elefantes da espécie na região deu origem a confrontos por território. (Foto: AP Photo/Heri Juanda)
Muitas vezes famintos, os animais vagueiam por assentamentos humanos destruindo as lavouras. Em represália, humanos os matam. Estima-se que existam atualmente apenas 3.000 elefantes de Sumatra que permaneçam em estado selvagem. (Foto: AP Photo/Heri Juanda)
Fonte: http://g1.globo.com

Troque o cocô do seu cachorro por Wi-Fi

Cidade do México implementa uma curiosa medida nos parques da cidade.

 
(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

O portal de internet Terra, da cidade do México, teve uma ideia inusitada. Eles adaptaram pontos de acesso Wi-Fi com acesso à internet em dez parques da cidade. Até aí, tudo bem. A novidade é que, para ativar o sinal da rede, a pessoa precisa depositar uma quantidade de cocô de cachorro dentro da lixeira que, acoplada ao ponto de acesso, libera o sinal. Quanto maior for a “obra” (e mais pesada) do cão, mais tempo é liberado.

A medida tem como objetivo incentivar as pessoas que passeiam pelos parques com seus animais de estimação a apanhar as fezes dos animais. Como quase todos que passeiam com os animais também utilizam smartphones, a solução pareceu uma boa ideia. É claro que nada impede que qualquer objeto seja depositado na lixeira, já que ela é ativada pelo peso. Mesmo assim, o Terra acredita que a medida cumprirá o seu principal objetivo, que é educar o povo.

Fonte:http://www.tecmundo.com.br/wi-fi/22695-troque-o-coco-do-seu-cachorro-por-wi-fi.htm

1 de mai. de 2012

O uso de partes de animais pela moda

Já passou da hora de a indústria da moda agir e parar de usar peles de animais em suas criações. O sintético está aí faz tempo.

Mas já que muitos profissionais dessa moda cruel insistem no atraso, quem sabe uma nova lei começa a mudar isso:

‘A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou hoje o Projeto de Lei 684/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que veda o uso de peles de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos em eventos de moda no Brasil. A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa. O projeto acrescenta artigo à Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

O relator da proposta, deputado Renato Molling (PP-RS), apresentou substitutivo para retirar da proposta o couro proveniente de animais reproduzidos em cativeiro e criados com autorização oficial. Segundo o parlamentar, “o Brasil não abate qualquer animal para atender a demanda por couro ou pele. Nesse sentido, a produção de couro é, na realidade, uma indústria de reciclagem, que transforma um subproduto que seria descartado em um bem econômico”.’ – texto da matéria “Comissão proíbe uso de pele de animal em eventos de moda”, publicada em 25 de abril de 2012 pela Agência Câmara de Notícias

A polêmica envolvendo o substitutivo do deputado Renato Molling está aberta, afinal o espírito da iniciativa do deputado Welinton Prado é exatamente outro e está claro na justificativa do projeto:

“Mesmo quando criados em cativeiro, os animais viveriam em condições degradantes e padeceriam horrores na hora de extrair a pele.”

O projeto de Lei segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para depois ser votada em plenário.

O próximo passo é acabar com o comércio desses produtos e não impedir apenas o uso em eventos de moda.





Fonte: petrede