29 de jun. de 2012

Fotógrafo retrata sofrimento animal sob novo ângulo


 "O preço dos avanços modernos" - Foto: Nick Wickstrom

Há incontáveis estudos que provam que os animais são inteligentes, têm emoções e sentem dor. Há ainda uma correlação direta entre abuso animal, violência doméstica e outros crimes. Ainda assim, o abuso aos animais continua amplamente sem punições.


 "As coisas podem ficar ainda piores?" (derramamento de óleo e focas) - Foto: Nick Wickstrom


 "O céu é o limite?" - Foto: Nick Wickstrom

O fotógrafo Nicolas Wickstrom tentou trazer o lado obscuro da crueldade animal ao substituir os animais por pessoas em situações que envolvem maus-tratos, exploração ou tortura de animais.


 "Em nome do entretenimento" - Foto: Nick Wickstrom



"Melhores amigos do homem ou escravos?" - Foto: Nick Wickstrom

Wickstrom explica o seu foco: “Eu procuro inspirar mais pessoas a verem o horror que está acontecendo e se sentirem impelidas a fazer algo, qualquer coisa, para consertar isso”.


 " Forçado a matar ou a morrer" (sobre as rinhas) - Foto: Nick Wickstrom


"Você cobre as minhas costas e cobrirei as suas" - Foto: Nick Wickstrom


"A caça não tem fronteiras" - Foto: Nick Wickstrom

Você também pode conferir a galeria no site de Nicolas Wickstron.

28 de jun. de 2012

Dezenas de cães abandonados estão disponíveis para adoção, em Rondônia

Duas viaturas de captura, mais conhecidas como carrocinhas, realizam rondas periódicas nos bairros de Porto velho em busca de animais sem tutor ou que tenham sido abandonados em vias públicas da capital. Cerca de 50 animais são regatados das ruas por dia e todos são encaminhados ao canil municipal para receberem os devidos cuidados que deveriam ser dedicados aos capturados pelos tutorer.

No Centro de Controle de Zoonoses os animais passam por uma rígida avaliação de veterinários que detecta qualquer tipo de doença que o bichinho possa ter. No caso do animal capturado estar em bom estado de saúde o mesmo é encaminhado primeiramente para a esterilização assim como a vacinação contra a raiva, após receber todos os cuidados necessários eles são encaminhados para adoção e uma minoria que chega até o canil já bastante debilitado ou com doenças que comprometem sua integridade física, são encaminhados para a eutanásia.

Captura

Muitos cães e gatos vivem soltos em vias públicas passíveis de maus-tratos assim como podem se tornar agentes causadores de um acidente de trânsito ou mesmo atacar as pessoas e para evitar estes e outros problemas a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, mantém um serviço intensivo de retirada destes animais das ruas, como explica o diretor do departamento de Controle de Zoonoses, Rodrigo Golin. “São muitas as ligações que recebemos com pedidos de captura de animais que estão importunando os moradores, nestes casos é imediatamente feita um registro e em menos de cinco dias a carrocinha vai até o local solicitado e recolhe todos os animais que estão em situação irregular pelas ruas”, diz o diretor.

Dos animais capturados muitos têm tutores, se este for o caso, o tutor do cão ou gato poderá ir até o canil após cinco dias e resgatar seu companheiro, porém não sem antes ele passar pela avaliação veterinária e esterilização. No ato do resgate o tutor precisa assinar um termo de guarda responsável, se comprometendo em não mais deixar o animal solto em via pública assim como o termo de resgate e pagar uma taxa de R$ 56,00. Em caso de reincidência de captura o animal não poderá ser resgatado pelo tutor, sendo colocado á disposição para adoção.

Adoção

Sob o tema Adote um Amigo o departamento de Controle de Zoonose vem trabalhando para incentivar as pessoas a adotarem um dos animais provenientes das capturas. Emerson e Patrícia atenderam ao chamado e vieram até o canil e encontraram a pequena cachorrinha que será a nova mascote da família. A pequena ainda não ganhou um nome, mas Patrícia garante que ela vai receber muito carinho. Antes de deixar o canil Patrícia e Emerson receberam orientações de como cuidar da nova amiguinha e assinaram um termo de responsabilidade para guarda de animais, o que garante que a filhotinha de vira-lata terá um lar como todos deveriam ter. “Vim em busca de um cãozinho macho, mas acabei gostando desta cachorrinha e não consegui escolher outro”, diz Patrícia. A moça conta ainda que sempre gostou de ter um animalzinho e como ficou sabendo que ali tinha vários animais sem um lar veio conferir e acabou adotando um.

Responsabilidade

Muitas pessoas depois que o animal cresce e começa a dar um pouco mais de trabalho, o abandona sem se preocupar com os transtornos que ele poderá causar a vizinhos e transeuntes, mas não é só isso, eles esquecem que quando se pega um animalzinho é preciso ter acima de tudo responsabilidade para com eles e seus filhotes, mas nem sempre é isso que acontece

As formas de abandono por parte dos tutores são várias, entre elas, a mais freqüente é deixar os animais soltos pelas ruas, há os que vêm até o canil e deixam os cães e gatos aos nossos cuidados e tem ainda um grande número de casos de filhotes muito pequenos que são deixados no canil sem a mãe, o que pode ser motivo da morte dos animais que ainda não tem condições de ficar sem os cuidados das mães.

Vacina / Castração

No canil está disponível a vacina anti-rábica e é realizada a castração e esterilização de cães e gatos. Apesar do grande número de animais que chegam todos os dias ao canil municipal, o local está preparado para oferecer tratamento e alimentação adequada em boxes limpos e higienizados. Os interessados em solicitar captura, adoção, vacinação ou esterilização de um animal dever entrar em contato pelo telefone 3901 28 78.

Fonte: Rondiniaovivo

Tigre de Michael Jackson morre de câncer no pulmão


Thriller, tigre de Michael Jackson, morreu de câncer no pulmão, em junho de 2012 (Divulgação / Reprodução)

Thriller, o tigre do cantor Michael Jackson, morreu de câncer no pulmão no dia 11 de junho de 2012. Uma autópsia foi realizada e o corpo foi cremado. O animal tinha 13 anos e viveu com Michael em Neverland até sua saída do local, em 2006.

O tigre pesava 375 quilos e estava na reserva Shambala, da atriz Tippi Hedren, perto de Los Angeles. Segundo Tippi, depois que o cantor deixou a residência, o veterinário do local perguntou se Thriller e seu irmão Sabu poderiam ir para o espaço. De acordo com ela, 79 mil dólares foram usados para construir um lago no ambiente.

Embora Michael declarasse amor aos animais, Tippi disse que ele nunca perguntou sobre os tigres, nem enviou qualquer quantia para ajudar no cuidado com os felinos.

Michael Jackson morreu em junho de 2009 vítima de overdose de anestésico.

Fonte: A Crítica

Uso de animais como ‘videntes’ da Eurocopa irrita grupos ativistas alemães

A Alemanha irritou ativistas de direitos dos animais com suas tentativas mais recentes de prever os resultados da Eurocopa 2012.

Dois anos após a morte do polvo Paul, famoso durante a Copa do Mundo da África do Sul, diversos animais estão sendo explorados para “prever” que time de futebol irá vencer o campeonato entre times europeus.

Emissoras de TV e rádio em todo o país mobilizam vacas, cabras, tartarugas e até um elefante para que eles prevejam os resultados dos jogos, com diversos graus de êxito.

“Atualmente, todo mundo que tem um animal parece querer colocá-lo diante das câmeras”, disse à BBC o porta-voz da organização de direitos dos animais Tierschutzbund, Marius Tunte.

O grupo afirma que o uso de animais como “videntes” ameaça a dignidade deles.

‘Sofrimento desnecessário’

O correspondente da BBC em Berlim, Stephen Evans, disse que a organização dedicou especial atenção a uma rádio online que usou uma serpente píton chamada Ado.

Dois ratos foram oferecidos à cobra, um que representava a Alemanha e outro que representava a Dinamarca antes do jogo entre os dois times.

A Tierschutzbund disse que “sofrimento desnecessário está sendo infligido (aos animais) puramente por entretenimento”.

A vaca Yvonne fez fama ao conseguir prever que um time que acabou perdendo, venceria.

Outros animais que foram vítimas da Eurocopa 2012 são a porca Emma, as lontras Ferret e Mormel e a cabra Traudl, que conseguiu trabalho em uma rádio da Bavária, no sudeste do país.

O polvo Paul se aposentou aos dois anos de idade, depois de ser exaustivamente escravizado como vidente oficial da Copa do Mundo de 2010.

O animal nasceu em Weymouth, na Grã-Bretanha, mas passou a maior parte de sua vida no Centro de Vida Marinha em Oberhausen, na Alemanha. Paul faleceu em outubro de 2010.

Fonte: UOL Notícias

Cãominhada reforça direitos dos animais neste domingo, em Santos (SP)

Cãominhada não é só glamour e diversão: várias organizações não governamentais de direitos animais marcarão presença no evento, que ocorrerá no domingo (1º), para promover a castração, a adoção… Enfim, para mostrar que os animais têm frio, medo, fome, que sofrem com a ausência de seu ente humano ou com a indiferença. Uma das preocupações da Cãominhada, um dos maiores eventos do tipo no País, é dar esperança aos cães abandonados ou pertencentes a famílias sem recursos.

Desta edição, que é a 8ª, participarão entidades como a Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Coprovida) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que trata de animais abandonados e tenta recolocá-los em novas famílias.
E, ainda, a Defesa da Vida Animal e a SOS Animais de Rua, que oferecem serviços e produtos veterinários aos mascotes de população de baixa renda. Também há o Movimento Esperança Animal Baixada Santista (Meabs), que usa as redes sociais da internet para estabelecer uma ponte entre os animais abandonados e seus possíveis novos proprietários.

A 8ª Cãominhada é uma realização da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, com o patrocínio da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e do grupo Pet Center Marginal.

O evento tem apoio de Sabesp, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Portuária, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Terracom e Prefeitura de Santos. Organização: Kawan Eventos.

Serviço

Defesa da Vida Animal – e-mail: ongdefesadavidaanimal@gmail.com
SOS Animais de Rua – e-mails: sosanimaisderua@bol.com.br / contato@sosanimaisderua.org.br
Movimento Esperança Animal Baixada Santista – e-mail: esperancaani malbaixada@gmail.com
Acesse também as comunidades no Orkut e Facebook

Fonte: A Tribuna

Projeto que permite medicamentos genéricos para animais é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o substitutivo do Senado para o Projeto de Lei 1089/03, que permite o uso de medicamentos genéricos na medicina veterinária e estabelece preferência para eles nas compras governamentais. O texto vai a sanção da Presidência da República.

Vice-Líder do PSDB na Câmara, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP) encaminhou a votação em Plenário e defendeu a aprovação imediata da proposta. Na avaliação do parlamentar paulista , a medida permite que os consumidores economizem com remédios veterinários. “Esse projeto é de extrema importância pois vai de encontro tanto daqueles que defendem o agronegócio, como daqueles que defendem o meio ambiente. A mobilização do Movimento de Proteção Animal triunfou hoje no Congresso Nacional”, avaliou Tripoli.

Além dos rebanhos comerciais, o Brasil conta hoje com 48 milhões de cães e gatos.

“Havia um pleito dos veterinários do Brasil inteiro para que os animais domésticos também recebam medicamentos genéricos e para que as pessoas que não têm condições de adquirir um medicamento numa farmácia tenham agora também a possibilidade, além daquele que tem o animal de criação, atender o animal doméstico, da mesma forma, com o mesmo empenho, com a mesma vontade, com a mesma dedicação”, argumentou.

“Com medicamento genérico, todos os criadores e entidades de defesa animal terão acesso livre e mais fácil a este tipo de medicamento”, finalizou.

Fonte: Assessoria do Deputado com informações da Agência Câmara

Câmara de Maringá (PR) aprova multa para quem maltratar animais

A Câmara Municipal de Maringá aprovou em primeiro turno, na sessão desta terça-feira (26), o projeto de autoria da vereadora Marly Martin (PPL) que prevê multa àqueles que maltratarem animais. A pena de multa foi graduada a partir de R$ 200 até R$ 200 mil. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Representantes de ONGs protetoras dos animais aplaudiram a aprovação durante a sessão. “Ter uma lei municipal que permita aplicação de multas agiliza a fiscalização”, disse Maria Eugênica Costa Ferreira, presidente da Sociedade Protetora dos Animais (Span). A organizadora do movimento Crueldade Nunca Mais, Paula Carlete Soares, ressaltou que existem leis tramitando no Congresso Nacional que também vão ajudar a coibir os maus-tratos.

Para a protetora de animais, Olga Pires de Lemos da Cunha, a aprovação da lei, mesmo que em primeiro turno, é um grande avanço para mudar o comportamento das pessoas em relação aos animais. O projeto voltará a ser debatido na sessão de amanhã.

Fonte: odiario.com

Homem é preso após matar cachorro a tiros de rifle

Um homem de 49 anos foi preso na tarde da terça-feira (26), na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, após matar um cachorro a tiros de rifle.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito de ter matado o cachorro foi preso em flagrante e encaminhado para Delegacia de Sousa, onde ficou preso até pagar uma fiança de R$ 1 mil e ser liberado por volta das 23h da terça.

Segundo o agente de investigação da delegacia de Sousa, José Cândido dos Santos Neto, o suspeito tentou justificar a crueldade afirmando que tinha tirado a vida do animal porque este estava “atacando ovelhas” que eram criadas próximo ao local onde o cachorro vivia.

Segundo a polícia, o homem que trabalha como pedreiro, após pagar fiança, poderá responder o processo em liberdade. O rifle de calibre 22 usado pelo suspeito também foi apreendido e encaminhado para a delegacia da cidade.

Fonte: Pinheirinho

Suspeita de maus-tratos a animais proíbe rodeios em Jaboticabal (SP)

A empresa organizadora dos rodeios em Jaboticabal (SP) está proibida de promover eventos do gênero na cidade depois que uma entidade protetora dos animais entrou com uma denúncia de maus-tratos no Ministério Público.

A proibição, que também tem validade nos municípios de Taiaçu e Taiúva, foi oficializada por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 15 de junho entre a H1 Promoções Artísticas e Marketing e a Promotoria do Meio Ambiente, durante a realização do Jaboticabal Rodeio Show, que completou dez anos em 2012.

Além da proibição, a empresa ainda terá de pagar R$ 4,3 mil para associações que defendem os animais no município “como uma compensação” pela realização das provas de montaria este ano, de acordo com o promotor do Meio Ambiente Hamilton Fernando Lisi.

A polêmica ficou centrada na utilização do sedém – tipo de cinta amarrada ao boi -, segundo o promotor. “Temos laudos que apontam maus-tratos em seu uso. Por outro lado, os organizadores dizem que não”, disse.

Caso a empresa organizadora não cumpra o TAC, ela estará sujeita a uma multa equivalente a R$ 62,2 mil – cem salários mínimos. A decisão, no entanto, não impede a iniciativa de outras empresas para a realização do rodeio na cidade. “Ano que vem é outra história, outra batalha. Precisamos de novos laudos, nova perícia”, disse.

Outro lado
O G1 tentou falar por telefone com um dos diretores da H1, mas não obteve esclarecimentos até o fechamento da matéria.

Fonte: G1

27 de jun. de 2012

Gata que teve olhos arrancados é adotada por tutora de 15 animais

Internada há cinco dias no Hospital Veterinário São Francisco, em Brasília, a expectativa é que até o final da semana que vem a gata Yasmin já esteja no novo lar

A história de uma gata de 3 meses que teve os olhos arrancados por um garoto de 11 anos na cidade de Valparaíso de Goiás, na divisa com o Distrito Federal, na última sexta-feira, comoveu a professora Káthia Regina Vieira, 48. Ela, que é defensora dos animais e mora em uma casa no bairro Grande Colorado, em Sobradinho, com outros 13 gatos e dois cachorros, entrou em contato com o grupo de que atendeu o animal para encaminhar a adoção.

A gata Themis, como foi batizada, foi encontrada em um condomínio por uma moradora que a levou até o grupo Salvando Vidas Protetoras Independentes. “Essa mulher nos contou que o menino arrancou os olhos da gata com um lápis ou uma caneta. Ela a pegou na rua e nos trouxe mas, desde então, desapareceu”, explica a coordenadora do grupo, Suzane Faria.

A nova tutora da gata Themis adiantou que uma das primeiras coisas que vai fazer quando receber a guarda do animal é mudar o nome. “Eu já tenho outra gata que se chama Themis e por isso ela vai se chamar Yasmin”, explica Káthia. Ela tem experiência com “animais especiais”, pois há seis anos adotou outra gata, chamada Juju, que foi achada em um bueiro com problemas em uma pata. “Ela precisou fazer toda uma readaptação, inclusive faz eletro-acupuntura há seis anos e hoje já consegue sentir a patinha”.

Miguel é outro gato recentemente adotado por ela. O animal foi atingido por um tijolo durante uma briga e perdeu os movimentos da parte inferior do corpo. “Com os problemas, a família que era tutora dele resolveu soltá-lo na rua”, conta a professora. No final do ano passado, Miguel foi morar na casa de Káthia depois de passar por uma cirurgia e hoje, após muitas sessões de fisioterapia e de eletro-acupuntura, já está melhor. “Me disseram que ele nem voltaria a andar, mas há um mês o Miguel começou a ficar em pé!”, afirma.

Káthia explica que viveu a infância em uma chácara e por isso gosta muito do convívio com os animais. Ela diz que ficou “horrorizada” quando foi visitar a gata agora chamada Yasmin no hospital veterinário. “Aqui em casa ela vai ter contato com outros gatos com problemas e também com animais normais”, explica.

A professora diz que não entende quem acha que a eutanásia é a solução para quando o animal sofre algum acidente grave. “Solução para quem? Só se for para o tutor, que não vai ter trabalho, mas não para o animal”, critica.

Mudanças em casa

Apesar de ter experiência no trato com animais com problemas, essa é a primeira vez que a professora Káthia vai se responsabilizar por um animal cego. Por isso, ela já começou a fazer mudanças em casa para receber a nova moradora. “Tirei todos os fios do chão para ela não se enroscar. Outro cuidado é não mudar os móveis de lugar, para que ela se acostume com o ambiente”, explica.

“Quem gosta de bicho, gosta de bicho se ele tem raça, se ele não tem, se tem uma pata a menos ou a mais… Quem gosta, gosta de qualquer jeito”, defende a professora. “Não é menos vida porque não tem um olho, porque não tem uma pata. A dignidade da vida é a vida, é viver”, completa.

Internada há cinco dias no Hospital Veterinário São Francisco, em Brasília, a gata Yasmin não corre risco de vida e, apesar de nunca mais poder enxergar, recebe tratamento com antibióticos e a expectativa é que até o final da semana que vem já esteja no novo lar.

Fonte: Terra

25 de jun. de 2012

Casal cria “classificados” para animais abandonados em Bauru (SP)

Com empregos fixos, 13 cães, 4 gatos e mais alguns animais temporariamente abrigados em casa, o casal Ricardo Carneiro, gerente de projetos, e Eliane Calixto, jornalista, ainda encontra tempo para ajudar uma centena de outros animais necessitados pelas ruas de Bauru (SP).

Há tempos que os dois viam diariamente suas caixas de e-mails receberem diversas mensagens com informações sobre animais abandonados em busca de adoção. “Estas informações não eram armazenadas e não havia um monitoramento sobre os casos de adoção ou perda de animais”, lembra Eliane. Por esse motivo e também por amor à causa animal, eles criaram o “Classicão” na internet. “Conseguimos, em pouco tempo, juntar vários seguidores. Vamos reorganizando as informações e conseguindo acompanhar os casos mais de perto”, diz ela.

A publicação conta com uma página no Facebook, com distribuição via e-mail e também em formato impresso em pontos estratégicos da cidade.

Não há fins lucrativos. Os dois não recebem nenhum tipo de remuneração pelo trabalho. “Existe um pet shop ali dos Altos da Cidade que apoia a causa, dando espaço para divulgação e que, por isso, ganha o nome no panfleto”, esclarece.

A publicação é formatada diariamente com a triagem dos e-mails e posts que chegam até à dupla. No domingo, ele é finalizado e na segunda-feira, distribuído.

Entram anúncios de animais perdidos, desaparecidos, que estão para adoção, que precisam de ajuda para tratamento médico ou ração e afins. Não entra venda: “não fazemos e somos contra o comércio de animais!”, enfatiza Eliane.

Sem esperar

A ação do casal é uma das poucas iniciativas particulares que pipocam pela cidade para sanar a falta de políticas públicas em relação à causa animal. A prefeitura conta apenas com o Centro de Controle de Zoonoses que consegue abrigar uma pequena quantidade de animais abandonados, além da campanha de vacinação antirrábica anual.

Fora isso, o cidadão não tem muito a quem buscar quando, por exemplo, encontra um cachorro abandonado na rua. Para o casal, uma das chaves para este problema está em campanhas de castração em massa. “Gratuita para a população carente e a preço de custo para quem pode pagar, mas não tem muitos recursos para isso. Prefeitura, clínicas veterinárias e a faculdade de medicina veterinária de Bauru [Unip] podiam se unir nesta causa. A castração é o único meio de se diminuir a população animal e, consequentemente, o abandono”, reivindica Eliane. Outro problema apontado pela jornalista é a questão da leishmaniose. “Quem paga por isso são os animais, quando na verdade, o mosquito é o verdadeiro vilão e a falta de higiene e limpeza de casas e ruas, o principal foco do problema”, aponta.

Como participar do Classicão

- Tire uma foto do animal
- Informe raça, porte, idade e um contato (telefone ou e-mail) de quem está com o bichinho
- Envie para classicaobauru@gmail.com

Encontrou um animal abandonado?

- Recolha este animal, ainda que provisoriamente
- Se puder leve-o a um veterinário
- Anuncie

Acesse

facebook.com/classicaobauru

24 de jun. de 2012

Guaxinim entala cabeça em bueiro nos EUA

Incidente ocorreu em Dearborn Heights, e jovem animal escapou ileso.
Funcionários usaram óleo vegetal, sabão e outros produtos para libertá-lo.



Funcionários conseguiram libertar o animal (Foto: Dearborn Heights Department of Public Works)

Um guaxinim ficou com a cabeça presa em um bueiro na quarta-feira (20) em Dearborn Heights, no estado americano de Michigan.

Funcionários da prefeitura usaram óleo vegetal, sabão e outros produtos químicos para libertar o animal, que não se machucou.

A “equipe de resgate” deu um banho no filhote antes de libertá-lo na floresta.

Fonte: G1

Rara lagosta azul é descoberta e devolvida ao mar



Existe uma em dois milhões. Rara como as pérolas nas ostras, é igualmente deslumbrante aos olhos de quem tem a sorte de se deparar com as pouquíssimas lagostas azuis existentes no oceano. Foi isso que aconteceu com Bobby Stoddard, um pescador de 51 anos do Canadá. O animal foi encontrado na costa de Ocean City, nos EUA. As informações são do site italiano la Repubblica.

Uma variação genética possibilita que o crustáceo produza em excesso uma proteína que lhe dá a cor azulada.
“É o único exemplar que eu vi em 33 anos de atividade. Meu pai também foi pescador por 55 anos e encontrou uma similiar há 45 anos”, disse Stoddard.

O pescador colocou o crustáceo à venda na internet por U$ 200, mas após receber diversos telefonemas de pessoas reprovando o fato cometido contra uma criatura tão rara, resolveu parar. “Desta vez resolvi fazer a coisa certa e interrompi a venda. O melhor é devolvê-la ao mar.”

Nota da Redação: Não é preciso que um ser seja raro para que seja digno de ter seu direito à vida preservado. O pescador poupou a vida da lagosta, no entanto não poupa a vida de tantos outros animais que pesca para vender ou consumir. Se todos os animais tivessem a “sorte” dessa lagosta, a mundo certamente padeceria de menos desequilíbrios.

Fonte: anda

22 de jun. de 2012

Jornal britânico questiona capacidade de organização do Brasil em grandes eventos



Depois da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, um artigo publicado no jornal britânico “Financial Times” questiona a capacidade de organização do Brasil, em especial do Rio de Janeiro, em eventos de grande porte.

Com o título “Gargalos representam golpe para Rio+20”, o texto questiona se o país conseguirá garantir a infraestrutura necessária para eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Segundo o jornal, durante a conferência da ONU “engarrafamentos entupiram a cidade, apesar de o governo ter declarado feriado escolar” e as delegações oficiais “foram confrontadas com preços de hotel extorsivos”.

Para o jornal, altos funcionários da entidade fizeram críticas à capacidade de organização da cidade e um deles chegou a afirmar que as autoridades “insistem em dizer que está tudo bem, quando não está”.

Em defesa, o embaixador André Corrêa do Lago comentou que não houve planos de infraestrutura no Rio para o evento que acaba nesta sexta-feira, dia 22, mas está tudo planejado para 2014 e 2016.


Fonte:http://www.pop.com.br/popnews/noticias/mundo/796556-Jornal-britanico-questiona-capacidade-de-organizacao-do-Brasil-em-grandes-eventos.html

Deixe seu animal bem aquecido neste inverno


Cães e gatos também sentem frio e ficam mais propensos a adoecer no inverno (Foto: Getty Images)

Apesar de terem um casaquinho natural, cães e gatos correm mais risco de contrair doenças no inverno. Veja como proteger seu animal nos dias mais frios

1. Arrume uma casinha

Principalmente se o animal morar no quintal. Não precisa gastar uma fortuna na pet shop. Usando a criatividade, bacias e caixas de papelão forradas com jornal viram cafofos aconchegantes. Só não vale instalá-los onde há corrente de vento (como num corredor) ou em locais descobertos.

2. Improvise uma cama

Os bichos vão fazer uma festa com aquele cobertor que você não usa mais. Para recém–nascidos órfãos, use uma garrafa com água quente sob a coberta e troque quando esfriar.

3. Compre roupinhas

Cães idosos, magrelinhos ou de pelo curto precisam de reforço para se aquecer. Escolha um modelo de roupa folgado e, se o bichinho ficar incomodado, tente um tecido mais leve. Gatos lidam melhor com temperaturas baixas e, como não curtem penduricalhos, dispensam roupinhas.

4. Maneire no banho

Pelo molhado no frio faz baixar a imunidade, principalmente de animais novinhos ou mais velhos. Quando o cheiro ficar muito forte, lave-o com água morna, seque com cuidado e, para evitar choque térmico, deixe o animal no local do banho por 20 minutos depois de tirá-lo da água.

5. Capriche na ração

O apetite dos animais também aumenta no inverno, já que o metabolismo acelera para manter a temperatura do corpo adequada. Mas tome cuidado para não exagerar na comida, pois a obesidade causa problemas de saúde.

6. Brinque com ele

Bichos sedentários sentem mais frio. Se você não quiser suar junto com o peludo, organize uma caça a bolinhas ou ratinhos de brinquedo.

7. Abrace bem apertado

Existe coisa melhor na vida do que trocar calor assim? Além de quentinho, seu amigo vai se sentir amado e protegido.

Calor para quem não tem um amigo

Morrer de frio é ainda mais triste do que esperar uma família que nunca chega. Para aquecer animais que vivem em abrigos, favelas, cemitérios ou casinhas improvisadas na rua, a ONG paulista Adote um Gatinho criou a Campanha do Agasalho para Cães e Gatos. Desde 2009, foram arrecadados cerca de 4,8 mil camas, tapetes, cobertores e roupinhas. Você pode fazer sua doação em um dos 35 postos conveniados (saiba onde aqui). Quem mora fora de São Paulo pode buscar uma ONG perto de sua residência que faça esse trabalho.

Fonte: mdemulher

Rio+20 deve repetir fiasco da Eco-92, acredita leitor

LEITOR TURÍBIO LIBERATTO GASPARETTO
DE SÃO CAETANO DO SUL (SP)

Como na Eco-92, também no Rio, governantes, diplomatas, empresários, ONGs, representantes de diversos setores do mundo irão discutir os mesmos problemas.

O desafio é semelhante ao de 20 anos atrás: a busca por um desenvolvimento sustentável que atenda às necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras.


Não há segredos e os problemas se acumulam, agora somados à crise econômica mundial.


O cenário é desfavorável, após fracassadas tentativas de acordos. Tudo leva a crer que o encontro será um novo fiasco, com as discussões mais focadas na crise do que nas questões do meio ambiente


Resta torcer para que as soluções não sejam adiadas mais uma vez.

http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/1102120-rio20-deve-repetir-fiasco-da-eco-92-acredita-leitor.shtml

21 de jun. de 2012

Câmeras registram reencontro emocionante de tutores com cão que estava desaparecido,em SP

Um cão que havia desaparecido há mais de um mês teve um reencontro emocionante com seus tutores em São Paulo. O animal foi encontrado depois que suas fotos foram divulgadas em uma rede social na internet.

Luis, um consultor de vendas, estava trabalhando em um estande, quando avistou um cão perambulando próximo a uma movimentada avenida de São Paulo. “Eu percebi que ele estava precisando de ajuda, que ele estava perdido”, conta Luis, que decidiu adotar o animal até seus tutores serem localizados.

Apelidado de Chico, o cãozinho foi levado ao veterinário, que identificou um microchip no animal. De acordo com os dados cadastrados no dispositivo, o animal teria vindo da França.

Luis não desistiu. Continuou sua busca pelos tutores, postando fotos do cão no Facebook. Foi por meio dessas imagens que os tutores identificaram o cãozinho e finalmente puderam reencontrá-lo.

O reencontro foi registrado pelas câmeras da Band. Clique aqui para ver o vídeo da reportagem completa.

Fonte: Band

Animais abandonados são assassinados de forma bárbara, em Cabo Verde

Enforcados, esfaqueados, aprejados ou machucados. Abandonados por instituições e municípios e eliminados com métodos bárbaros. É esse o destino dos animais de Cabo Verde, principalmente os abandonados, mas também os tutelados. As informações são do jornal italiano La Stampa.

Por este motivo, a associação Si Ma Bo, uma ONG ligada à Organização Internacional de Proteção Animal, se ocupa há anos de cuidar dos animais de rua que habitam a ilha e informar os tutores como protegê-los das autoridades.

De acordo com estimativas da entidade, mais de 10 mil animais são mortos todos os anos, especialmente nas cidades de Praia e Mindelo. Capturados das ruas por agentes que não se preocupam em averiguar se existe ou não um tutor, os animais são mantidos em gaiolas por três dias, período de tempo muito curto para que eles sejam resgatados após o pagamento de uma multa elevada para o cabo-verdiano médio.

Se ninguém retirar o animal, ele passa a ser ‘propriedade’ da Câmara Municipal, que decide pela eliminação com estricnina, um veneno que leva à morte depois de horas de agonia.

Destino cruel dado por um país onde os habitantes vivem no limiar da pobreza e onde o cuidado com os animais fica, infelizmente, em segundo plano frente a outras preocupações.

“A União Europeia destinou uma soma de dinheiro para subsidiar um projeto da Si Ma Bo de elevado valor social”, disse Edoardo Gandini, responsável pelas relações com instituições europeias. “Esperamos que as autoridades de São Vicente trabalhem juntas em uma política que administre o problema do abandono animal. Isso, além de configurar Cabo Verde como sendo um país civilizado, teria um impacto cultural positivo sobre a população.”

Entretanto, a segunda parcela dos recursos já alocados pela União Europeia corre o risco de ser negada, devido a bloqueio do governo local. Por esta razão, o parlamento europeu enviou uma carta ao governo de Cabo Verde solicitando que a operação continue.

“A civilidade de um país é medida pelo modo como as pessoas tratam os animais”, dizia o sábio Gandhi. Ninguém nega que educação, saúde e pobreza são temas que necessitem de atenção extraordinária, mas o abandono de animais é um problema que precisa ser enfrentando sem bastão e fuzil”, comentou o europarlamentar Andrea Zanoni. “Além de tudo, a Europa não pode ser cúmplice destas barbáries.”

Fonte: anda

19 de jun. de 2012

Adoção



MACEIÓ/AL

CÃO MIX DE POODLE PARA ADOÇÃO

URGENTE

ESSE ANIMAL FOI COLOCADO NA RUA E PRECISA DE UMA FAMILIA

RAÇA: MIX DE POODLE

PORTE: MEDIO /PEQUENO

IDADE: 4 MESES

SEXO: MACHO

CONTATOS: (82) 8888-6579 OU 9625-3013

DIVULGUEM POR FAVOR

Operação flagra cães sem água e alimentação e apreende 45 pássaros

A Sociedade Protetora Ambiental no Estado do Ceará (SPA-CE) e a Polícia Militar (PM) flagraram comerciantes vendendo cães em pequenas gaiolas, sem água e alimentação e apreenderam 45 pássaros silvestres, em uma feira localizada no bairro da Parangaba, na manhã deste domingo, 16.

Segundo informações do presidente da (SPA-CE), Márcio Sousa, a operação seria um trabalho de conscientização, após denúncias de que os cães que não conseguiam um comprador na feira eram abandonados às margens da Lagoa da Parangaba. “No momento em que chegamos ao local houve uma grande movimentação dos comerciantes, que abandonaram os pássaros, muitas espécies raras, como o Galo de Campina, e periquitos”, explicou Márcio.

Nenhum dos animais foi apreendido, apesar das condições precárias em que foram encontrados. “Os cães que estavam sendo comercializados não foram apreendidos, pois não existe lei que proíba a comercialização de animais domésticos. Mas foi solicitado que dessem água e comida aos animais, além de gaiolas maiores”, disse.

Os pássaros apreendidos foram entregues no centro de triagem do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). A operação aconteceu das 9h às 12h, e contou com a 7ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, da Parangaba.

Fonte: O Povo Online

Cerca de 3 mil ativistas participam de manifestação pelo fechamento do criadouro Green Hill


Ativistas erguem cartazes contra a vivissecção durante manifestação (Fotos: Marcos Aragão)

No último dia 16 de junho, italianos e italianas ganharam as ruas da capital Roma para manifestar-se contra a Grenn Hill, empresa localizada em Montichiari (Brescia) que cria cães da raça beagle para serem enviados a laboratórios de vivissecção.

Grupos de atuação anti-Green Hill na Itália

Existem muitos grupos abolicionistas na Itália, porém, nesta questão anti-Green Hill, foi formado um fronte de 3 grupos contra as ações da empresa, são eles: Farmare Green Hill, Ocupy Green Hill e um terceiro formado por pessoas que moram em Brescia, a cidade onde se localiza Green Hill.

Segundo a Farmare Green Hill, são 250 cães por mês que terminam sobre as mesas de laboratórios nas mãos de vivisseccionistas. Cães que nascem para morrer e condenados a sofrer.

A manifestação de Roma neste 16 de junho reuniu cerca de 3 mil pessoas, com saída na Praça da República, uma tradicional praça do centro da cidade.

Entre ativistas, abolicionistas, bem estaristas, anarquistas, grupos de roma, pessoas não ligadas à causa animal e público em geral, todos ganharam as ruas com faixas, apitos, megafones, cães (inclusive alguns beagles acompanhavam a marcha), batuques e gritos de guerra.

Os italianos tinham muito o que dizer, gritavam todos juntos: “Assassinos!, Assassinos!”, na esperança de se fazer ouvir a triste situação desses beagles que estão destinados à morte.

Enquanto gritavam “Basta! Basta! di vivisezione! è hora de agire! per la liberazione!!”, homens e mulheres, crianças e adultos davam o seu grito pela libertação desses animais que estão sendo usados como peças, em nome do futuro humano.

“Vergogna! Vergogna!” também era ouvido entre os italianos, mostrando o atual constrangimento local pela matança dos beagles. Todos pediam juntos em coro: “Chiudere Green Hill!” Fechem Green Hill!

A Itália está prestes a votar um artigo para proibir a prática da vivissecção no país, o assunto já é motivo de discussões no rádio e na TV, e os italianos estão muito perto de abolir a vivissecção.

No último dia 28 de abril, mais de mil pessoas invadiram os laboratórios da Green Hill, à luz do dia, libertando cerca de 40 cães que se encontravam em posse da empresa, prestes a morrer. Esse fato deu início ao estopim revolucionário da questão e discussão sobre o assunto no país.


Ativistas anti-Green Hill (Foto: Marcos Aragão)

O que é vivissecção?

A vivissecção é o ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica. No seu sentido mais genérico, define-se como uma intervenção invasiva num organismo vivo, com motivações científico-pedagógicas. Uma violência prestada da parte humana para a não humana.

Vídeo mostra pintinho bicando nariz de gato






Uma versão real do desenho Frajola e Piu-piu está circulando na rede. O simpático vídeo “Chick Pecks Cats Nose” (“Pássaro Bica o Nariz do Gato”) postado no YouTube mostra um pintinho amarelo comandando a relação, e já tem mais de 25 mil views.

O pequeno pássaro olha o felino Oscar, brinca com seus bigodes e, em seguida, sem exitar, dá uma bicada no focinho do bichinho.

O movimento da ave surpreende o gato, que pula para trás rapidamente. Desconfiado, Oscar prefere se manter distante do pintinho brincalhão. Implicância ou carinho mal interpretado, o vídeo é muito engraçado.

Fonte: Techtudo

18 de jun. de 2012

Meninas ficam presas na lama após tentar resgatar cachorro



Duas meninas de 11 anos foram resgatadas após ficarem presas na lama ao tentar salvar um cachorro. O episódio aconteceu no Porto de Langstone, na cidade inglesa de Portsmouth.

De acordo com o jornal “Daily Mail”, as garotas nadaram até o local onde o animal estava preso, mas não conseguiram sair porque ficaram com lama até a altura da cintura. O cachorro conseguiu se soltar sozinho e caminhou até a praia.

Os bombeiros foram acionados por pessoas que avistaram a situação e conseguiram retirar as duas da lama com a ajuda de um trenó. A operação durou cerca de uma hora. As garotas foram levadas ao hospital para exames. O cachorro assistiu ao resgate quieto, na praia.

“Se o seu cachorro ficar preso na lama, por favor, não tente resgatá-lo porque você pode acabar preso também”, alertou Katharine Piggin, oficial da guarda costeira local.



Cachorro conseguiu se salvar sozinho e assistiu resgate das meninas na praia (Foto: Reprodução Internet)

Fonte: O Dia Online

Égua morre após ser abusada sexualmente, em São José dos Pinhais (PR)


Bombeiros tentaram salvar a égua, mas animal não resistiu. (Foto: Anderson Tosato)

Uma égua apelidada de “Polaca” foi vítima de crueldade e morreu após ser molestada, na madrugada de sábado (16), no Parque Náutico do Boqueirão, na divisa com São José dos Pinhais (PR). O animal, que tinha 12 anos, teve um pedaço de pau introduzido na vagina. Pela manhã, moradores tentaram ajudar a égua, mas ela caiu no lago e teve que ser resgatada pelos bombeiros. Mesmo retirada da água, ela não resistiu.

“Polaca” era usada pela catadora Adriele Correa, que explorava o animal para seu trabalho como catadora de material reciclável. De acordo com Adriele, a égua estava bem na noite de sexta-feira. Porém, na manhã de sábado, ela foi encontrada sentada numa poça de sangue, com o pedaço de pau introduzido. “As crianças levaram a égua pra tomar água no lago, mas como estava muito fraca, não aguentou e caiu na água”, relatou Adriele, enquanto acalmava o filho que chorava por causa do animal.

De acordo com o sargento Gabriel dos Santos, do Corpo de Bombeiros, foram necessários apenas cinco minutos para retirar “Polaca” da água. Um veterinário do Centro de Zoonoses chegou ao Parque Náutico, logo depois, para atender o animal, mas nada pode ser feito. “Ela não resistiu à violência sofrida. É um tipo de ocorrência que só revela a parte mais cruel do ser humano”, lamentou o inspetor Cláudio Augusto de Oliveira, da Guarda Municipal.

Fonte: Paraná Online

Grupo de resgate promove arraial especial para ajudar animais, em Manaus (AM)



Grupo de resgate promove arraial especial para animais (Foto: Divulgação)

O organização de resgate de animais Bicho Amado estará promovendo no dia 23 de junho a segunda edição do Arraial da Bicharada, com feira de adoção, bazar beneficente e venda de comidas típicas, no CSU do Parque Dez, das 15h às 20h.

Para a feira de adoção, estarão disponíveis 20 cães e 20 gatos, entre adultos e filhotes, já castrados, vermifugados e vacinados. Os filhotes sairão com um vale castração, o grupo arcará com a cirurgia, sem custos para o tutor. Quem desejar adotar um animal deve apresentar a CPF, RG e assinar um termo de adoção.

Aqueles que não puderem adotar poderão doar um quilo de ração, para os animais do Abrigo São Lázaro, localizado no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), onde 100 animais aguardam adoção.

Com informação de A Crítica

Assim começa a carreira de um psicopata

A ANDA estreia, com exclusividade, uma série de matérias recheadas de pesquisa, entrevistas, curiosidades e indagações com o propósito de sensibilizar a população, as autoridades e a Justiça sobre o alto grau de periculosidade das pessoas que matam animais em série ou em massa e cujo rastro de sangue e dor pode ser contido se forem investigadas, detidas e monitoradas.

Animais incendiados ou enterrados vivos, espancados até a morte, enforcados, torturados, envenenados ou mortos por injeção letal – todos esses procedimentos são comuns em psicopatas. O alvo predileto: criaturas frágeis, indefesas, fáceis de capturar e manter sob seu domínio – e os animais se enquadram em todos os itens, assim como as crianças, mulheres e idosos que, numa segunda etapa da vida de um psicopata, podem se tornar seus alvos.

Segundo estudos do FBI, na sua grande maioria (cerca de 80%), os psicopatas começam a carreira matando animais. Por isso, em países como Estados Unidos e Inglaterra, os matadores de animais já são tratados e julgados de forma diferenciada que avança para muito além do crime de maus-tratos a animais. Nesses locais já se entende que deter esses indivíduos ou monitorá-los, quando começam a matar animais na infância, representa uma medida preventiva, de proteção não somente aos animais, mas a toda a sociedade.

Assinadas pela jornalista Fátima Chuecco, colaboradora da ANDA e sempre atuante no jornalismo pela causa animal, as matérias levantarão os casos dos psicopatas mais famosos do Brasil e no Exterior a fim de instigar a reflexão e motivar que casos onde se percebe comportamento psicopata sejam avaliados de forma mais ampla e recebam a punição adequada para evitar que os crimes continuem se propagando e, inclusive, migrando, da matança de bichos para o assassinato de pessoas.

Histórias impressionantes desfilarão pela série que estará também fornecendo canais para denúncias e dicas de como identificar indivíduos de perfil psicopata. Afinal, eles estão entre nós e muitas vezes ninguém percebe! Podem se esconder no disfarce de um simpático ou bondoso vizinho. É muito importante denunciar todo e qualquer matador de animais seja ele matador em série, em massa ou temporário.

Deter esses indivíduos salva a vida de animais e de pessoas. À propósito, no Brasil, 80 mil crianças desaparecem por ano. É um número extraordinariamente alto. Elas somem sem qualquer indício de seqüestro ou pedido de resgate e podem estar caindo nas mesmas mãos daqueles que assassinam animais.

Capítulo Quatro

Um psicopata a cada quadra


(Foto: Reprodução/Internet)

É assustador saber que a cada 100 pessoas, quatro são psicopatas segundo pesquisas americanas. Isso quer dizer que podemos encontrar um psicopata em cada quadra e pelo menos 5 milhões deles só no Brasil. Isso explica porque são tão comuns os envenenadores de cães e gatos. Quem nunca morou perto de um desses matadores de animais em série?

Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma estatística um pouco mais otimista: uma em cada 100 pessoas teria tendência à psicopatia. No entanto, nem todo psicopata se torna assassino de bichos ou pessoas. O National Institute of Mental Health (Instituto Nacional de Saúde Mental) dos EUA diz que 47% deles chegam a cometer crimes violentos, enquanto que os demais destilam sua agressividade no ambiente de trabalho, dentro de suas casas ou nos relacionamentos amorosos.

O destino dado ao serial killer varia de acordo com cada país. No Canadá, Inglaterra, Austrália e algumas cidades dos EUA a condenação é de prisão perpétua com cela de isolamento. Quando são menores de idade os psicopatas nesses países também podem ter como pena o isolamento do convívio social até que provem estar aptos para a liberdade.

Afinal, como foi visto no capitulo anterior dessa série, uma criança pode matar outras e o ideal seria receber tratamento e acompanhamento de modo a evitar que ela ataque novamente bichos ou pessoas. Outra penalidade aplicada em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, para casos menos graves de maus-tratos a animais, é a proibição do agressor adquirir novos bichos, além de perder a guarda dos que ainda estão sob seu poder.

No Brasil os psicopatas podem ser considerados semi-imputáveis (com consciência dos seus atos, mas nenhum controle sobre eles). Nesse caso podem ir para hospitais de custódia onde receberão tratamento e voltarão às ruas quando tiverem liberação psiquiátrica. Se forem punidos como criminosos comuns cumprirão o máximo de pena prevista no país que é de 30 anos e também serão liberados. Foi isso que aconteceu com o maior psicopata brasileiro: Pedrinho Matador – autor de mais de cem assassinatos.

“Matava pacas e macacos… acostumei!”



Um dos mais famosos psicopatas do Brasil cumpriu pena de 34 anos, mas continuou matando até mesmo quando estava preso. Numa entrevista às TVs brasileiras em 2011, quando foi preso novamente em Camboriú (SC), Pedrinho Matador disse que só mata gente ruim e por vingança. Jamais mata mulheres e tem desejo de “acabar” com o Maníaco do Parque. A tatuagem “Mato por Prazer” diz que já tirou do braço.

Ele cresceu numa chácara em Minas Gerais onde matava pacas e macacos: “Acostumei a matar… depois passei a gostar. Gosto mais de matar com faca, estilete, mas também uso as mãos porque depende de cada traidor”, disse numa coletiva à imprensa em 2011. A “carreira assassina” de Pedrinho teve início aos 14 anos de idade quando matou um primo. Muitos anos depois matou o pai que estava no mesmo presídio que ele: “Mas só arranquei o coração dele, não comi não como dizem que fiz”.

Decapitou o próprio gato e a mãe

Não foi apenas Pedrinho Matador que treinou seus instintos violentos em bichos antes de matar pessoas. Edmund Kemper tinha o hábito de decapitar gatos e atirar em pássaros por volta de seus 13 anos de idade.

Nem o gato da família foi poupado tendo sua cabeça pendurada numa estaca. Kemper foi tão perverso em toda sua vida que é difícil acreditar que alguém como ele possa de fato existir.Matou avós, mãe, amiga da mãe, adolescentes e fez sexo com diversos cadáveres que decapitava.



Edmund Kemper (Foto: Reprodução/Internet)

Foi condenado à prisão perpétua em 1973, na Califórnia (EUA), pelo assassinato de oito mulheres, entre elas sua avó (quando ele tinha apenas 16 anos). Numa mesma tarde matou e decapitou a mãe e uma amiga dela que, inesperadamente, apareceu para uma visita. O júri considerou que Kemper gozava de saúde mental perfeita e o enviou para uma prisão comum. O dado curioso é que o próprio Kemper se entregou à polícia e durante seu julgamento disse que estava disposto a ser torturado até à morte.

Cegava pássaros com agulhas quando criança



Tudo aconteceu tão cedo na vida do militar americano Edward Leonski que quando ele estava com 24 anos, em 1942, já tinha sido condenado à forca pelo estrangulamento de três mulheres. Na confissão ele disse ter matado para “conseguir suas vozes.” Disse que uma delas cantou para ele enquanto à conduzia para casa: “Ela tinha uma bela voz e eu fiquei maluco por ela”.

Na investigação de sua vida pregressa, colegas de infância disseram que Edward tinha o mórbido hobby de cegar passarinhos com agulhas. Uma aberração que também pode ter alguma relação com o canto dos pássaros.

Esfaqueava animais que cruzavam seu caminho

Outro caso antigo aconteceu na Inglaterra dos Anos 50. Peter Manuel começou a praticar assaltos com 10 anos de idade e foi parar num reformatório. Libertado demonstrou ainda mais sua agressividade e era visto com frequência esfaqueando animais que cruzavam seu caminho na região rural onde passou a vagar. Eram animais do campo desgarrados de seus grupos ou cães que rodeavam as fazendas.

Na adolescência atacava garotas. Mais tarde atacou duas mulheres com martelo, sendo uma delas grávida. Assassinou duas garotas de 17 anos e dizimou famílias inteiras a tiros: uma deficiente mental de 45 anos, a filha e a irmã dela, 16 e 41, que viviam na mesma casa. Calmamente jantou antes de ir embora. Noutra residência matou pai, esposa e filho de 11 anos. Curiosamente, o gato da família escapou da chacina e Manuel contou aos investigadores que antes de ir embora fez questão de alimentar o bicho. Foi enforcado em 1958.

Índice da Maldade

O psiquiatra forense Michael Stone criou uma medida para classificar o os assassinos de acordo com seu nível de violência. Seu trabalho pode ser acompanhado por meio da série chamada Índice da Maldade exibida no Discovery Channel. Stone analisa as motivações, os métodos e a quantidade de mortes cometidas pelos assassinos.

A escala vai do número 1 ao 22, ou seja, desde pessoas normais que matam apenas em legítima defesa (nível mínimo) até os psicopatas assassinos e torturadores em série que, segundo ele, atingem o grau máximo de perversidade humana. Edmund Kemper, por exemplo,citado nesse episódio, seria da categoria 22.

Se a escala fosse transferida para os matadores de animais, teríamos aqueles que frequentemente torturam, incendeiam, mutilam, cegam ou espancam bichos até à morte no nível máximo do índice de Stone. No nível 19 estariam os pervertidos sexuais que estupram animais sem matá-los. No nível 15 os que matam vários animais numa mesma ocasião por envenenamento ou doses elevadas de sedativo, por exemplo. Aqueles que matam num momento de fúria a pauladas, facadas ou outras armas disponíveis no local do crime (sem premeditação) poderiam se encaixar no nível 13.

O Índice

1. Matam em legítima defesa e não apresentam sinais de psicopatia. (Pessoas normais)
2. Amantes ciumentos que cometeram assassinato, mas que apesar de egocêntricos ou imaturos, não são psicopatas. (Crime passional)
3. Cúmplices voluntários de assassinos: Personalidade esquizóide, impulsiva e com traços anti-sociais.
4. Matam em legítima defesa, porém provocaram a vítima ao extremo para que isso ocorresse.
5. Pessoas desesperadas e traumatizadas que cometeram assassinato, mas que demonstram remorso genuíno em certos casos e não apresentam traços significantes de psicopatia.
6. Assassinos que matam em momentos de raiva, por impulso e sem nenhuma ou pouca premeditação.
7. Assassinos extremamente narcisistas, mas não especificamente psicopatas, que matam pessoas próximas a ele.
8. Assassinos não-psicopatas, com uma profunda raiva guardada, e que matam em acessos de fúria.
9. Amantes ciumentos com traços claros de psicopatia.
10. Assassinos não-psicopatas que matam pessoas “em seu caminho”, como testemunhas – egocêntrico, mas não claramente psicopata.
11. Assassinos psicopatas que matam pessoas “em seu caminho”.
12. Psicopatas com sede de poder que matam quando estão encurralados.
13. Psicopatas de personalidade bizarra e violenta, e que matam em acessos de fúria.
14. Psicopatas cruéis e autocentrados que montam esquemas e matam para se beneficiarem.
15. Psicopatas que cometem matanças desenfreadas ou múltiplos assassinatos em uma mesma ocasião.
16. Psicopatas que cometem múltiplos atos de violência, com atos repetidos de extrema violência.
17. Psicopatas sexualmente perversos e assassinos em série: o estupro é a principal motivação, e a vítima é morta para esconder evidências.
18. Psicopatas assassinos-torturadores, onde o assassinato é a principal motivação, e a vítima é morta após sofrer tortura não prolongada.
19. Psicopatas que fazem terrorismo, subjugação, intimidação e estupro, mas sem assassinato.
20. Psicopatas assassinos-torturadores, onde a tortura é a principal motivação, mas em personalidades psicóticas.
21. Psicopatas que torturam até o limite, mas não cometem assassinatos.
22. Psicopatas assassinos-torturadores, onde a tortura é a principal motivação (na maior parte dos casos, o crime tem uma motivação sexual, mesmo que inconsciente).

Como é e age um psicopata

Alguns sintomas são bem evidentes e já foram descritos ao longo dos capítulos anteriores dessa série. O psicopata não tem empatia alguma, ou seja, é incapaz de se colocar no lugar do outro. Não sente piedade, não tem remorso, não se arrepende. Não teme cadeia e nem mesmo a morte. Vive procurando saciar seus mais mórbidos desejos e tem plena consciência de seus atos porque a parte racional de seu cérebro é completamente normal. A parte emocional é que apresenta deficiências.

O psicopata é ainda mentiroso (um verdadeiro ator podendo assumir dupla personalidade), manipulador e, por vezes, sedutor. E na maioria dos casos começa treinando seus métodos de tortura em animais, logo cedo. As causas dessa falta de sentimentos e obsessão por torturar e matar são diversas: pode ser genética, traumas e abusos na infância ou danos cerebrais. Mas uma coisa é certa: a psicopatia do nível mais elevado não tem cura.

Segundo Robert Hare, criador da Escala da Violência (mencionada no capítulo dois dessa série), em casos mais graves, quando a psicopatia leva ao canibalismo e rituais sádicos, não há nenhuma possibilidade de cura: “Nessas formas de violência os indivíduos devem ser confinados em celas especiais por toda a vida. Se for solto matará de novo”.

Uma forma rápida de descobrir qualquer tendência à psicopatia é analisando o comportamento diante de cenas de violência. As pessoas que mal podem vê-las, fechando os olhos diante de fotos e filmes “fortes” ou se arrepiando ao ouvirem falar delas não correm risco de se tornarem serial killers (como foi dito no primeiro capítulo).

Mas algumas pesquisas nesse campo mostram que há exceções à regra. O perverso Jeffrey Dahner (capítulo três da série) tinha um cérebro normal, sem excesso da parte racional em detrimento da emocional. Alguns cérebros de pessoas com comportamento pacífico mostram o contrário: parte emocional bem menos desenvolvida que a racional. Será que isso mostra que até os psicopatas têm escolha? Poderiam eles, mesmo diante de uma sede enlouquecedora de matar escolher outro caminho? Poderiam, ainda que inconscientemente, desviar seus instintos assassinos para outra atividade onde não prejudiquem bichos nem pessoas? É o que a Ciência tenta descobrir.

Acompanhe nos próximos capítulos da Série Matadores de Animais:

Psicopata Oculto e Inverso – Quem treina um pit bull ou galos para rinhas teria tendências psicopáticas ocultas, transferindo-as para os animais? O colecionador de animais, que pensa estar fazendo o bem, quando na verdade só piora a situação dos bichos que recolhe, seria um psicopata “inverso”?

E os primeiros episódios da série:

O Caso Dalva e Alice no País dos Gatinhos Mortos, além do Caso Brenda Spencer, que matou dois adultos e feriu nove crianças quando tinha apenas 16 anos, mas já incendiava cães e gatos quando criança.

Médicos e enfermeiros com missão oposta: dispostos a tirar vidas das maneiras mais sádicas. No Brasil, yorkshire Lana comove o Brasil ao ser morta por enfermeira casada com médico. Veja ainda quadrilha de enfermeiras assassinas e o cruel Dahmer que mutilava e comia suas vítimas.

Crianças perversas – A importância de se deter o mal pela raiz. Na Austrália menino mata vários animais em 35 minutos de surto e ri enquanto promove o massacre. Existem crianças realmente más? O Brasil começa a relacionar casos de maus-tratos a animais com violência doméstica e outros crimes.


16 de jun. de 2012

Saga de leão que mobilizou a internet chega ao fim


A história de sofrimentos e incertezas do leão Juba, que tem 18 anos e sofreu maus-tratos na maior parte de sua vida em zoológicos particulares, teve um final digno na noite desta sexta-feira (16), quando o felino finalmente chegou à ONG Mata Ciliar, em Jundiaí, onde um recinto definitivo foi especialmente preparado para ele, por meio de doações obtidas através de uma página do Facebook.

O animal, que depois de resgatado viveu quatro anos em um abrigo provisório no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), em Fortaleza, saiu do Ceará às 12h30 e chegou ao Aeroporto Internacional de Cumbica às 16h30, em um voo da ABSA.

De Guarulhos, foi levado às 18h10 para Jundiaí, em um caminhão da Concessionária AutoBan, que auxilia a ONG por meio do projeto Guardiões da Mata. O translado contou com escolta da Polícia Militar Rodoviária.

Juba chegou à ONG às 19h20 e foi colocado no cambiamento, onde ficará para descansar antes de ser solto na área livre de sua casa.

A viagem

De quinta-feira (14) para sexta (15), Juba dormiu dentro da caixa de 2,20m de comprimento por 1,30 de altura feita para o translado. Pronta há quatro meses, ela foi colocada no recinto provisório onde ele vivia para que o felino já se acostumasse com ela. Com isolamento acústico, para evitar que se assustasse ou se estressasse, foi confeccionada com material reciclado doado pela empresa Tetra Pak.

A viagem requereu cuidados especiais devido à idade avançada do leão (cuja espécie vive cerca de 25 anos) e à sua debilidade por conta dos maus-tratos sofridos.






Leão ficará no cambiamento para descansar antes de ser solto na área livre de sua casa (Foto:Thiago Fonseca/ Portal RAC)

Novela

Depois de resgatado, Juba viveu quatro anos no recinto provisório em Fortaleza, destinado à recuperação de animais doentes ou machucados, que devem permanecer ali por, no máximo, quatro meses.

Entretanto, só depois de quatro anos, conseguiu ser transferido para o zoológico Municipal Sargento Prata, também em Fortaleza. Mas, devido à também inadequação do local, foi devolvido ao Centro de Triagem do Ibama.

Suas incertezas foram postas em uma página do Facebook, onde cerca de R$ 30 mil foram arrecadados para que sua casa definitiva fosse finalmente construída em Jundiaí.

O voo seria feito gratuitamente pela TAM Cargo, mas como a caixa para transportá-lo não cabia em nenhuma das aeronaves da companhia que fazem a rota Fortaleza-São Paulo, o voo teve que ser feito pela ABSA, a única empresa com aviões capazes de trazê-lo.

No entanto, como a ABSA não dispõe de toda a documentação necessária para que o governo federal pague pelo transporte, foi necessário pagá-lo de forma particular.

A maior parte, R$ 11,5 mil, foram doados pela TAM e o restante obtido com doações arrecadadas pelo Facebook.

Crime

Os ex-tutores de Juba foram condenados e, além de multa, respondem por crimes ambientais contra o felino.


A casa nova, em Jundiaí/SP (Foto:Divulgação)

Veja mais fotos aqui.

Fonte: RAC
É difícil ficar indiferente ao massacre que ocorre na Ucrânia. Mesmo com milhões de espectadores atentos às partidas que têm acontecido no país em razão da Eurocopa 2012, milhares de animais abandonados estão sendo mortos como forma de ‘limpar’ as ruas.

As imagens desses seres sofrendo está sendo mais uma vez esquecida, assim como suas vidas. A audiência vai continuar alta, todos loucos pelo futebol. Do resto, quem se importa?

Todos sabem que desde 2010 as ruas de Kiev estão manchadas com o sangue de dezenas de milhares de animais abandonados, cães em sua maioria, mortos de forma bárbara.

“O problema do abandono de cães e gatos e a violência contra eles cometida já ocorre há muito tempo, mas se intensificou em 2010, depois que o país foi oficializado como sede da Eurocopa 2012”, explica a Animal Equality em seu blog.

Os animais estão sendo mortos nas ruas sumariamente e em massa, ao ponto que hoje, na capital, sobraram poucos. Livrar as ruas dos animais abandonados tem sido uma prioridade para o governo ucraniano nos últimos meses. As autoridades locais até apoiam quem queira ajudar, premiando os cidadãos por cada cão morto.

Existe ainda, e infelizmente, alguém com a coragem de negar tudo: o sangue que corre pelas ruas é resultado de um mal-entendido, de um complô. O massacre dos animais na Ucrânia é um embuste. Agradaria a todos que realmente fosse assim. Aliás, tal fato que acontecia no país era de conhecimento inclusive da UEFA. Em setembro de 2011, o presidente Michel Platini, logo após a primeira visita às cidades que hospedariam os jogos do campeonato europeu, ignorou completamente o fato, mesmo tendo sido informado por todas as associações em defesa dos animais, e por voluntários independentes que dia após dia pediam auxílio e apoio de alguém que pudesse ter feito a diferença.

Cristiano Cisternino, fotorrepórter italiano que tem atuado em Kiev, afirma: “é uma questão de empenho e transparência. Ninguém acusa a UEFA de comandar as mortes, mas certamente ela poderia ter usado seu peso diplomático para coibir as autoridades ucranianas a parar com essa tragédia.”

Nesse meio tempo, os voluntários têm feito aquilo que podem, castrando, alimentando, cuidando, mas a estimativa é que ao menos 20 mil animais já tenham sido mortos para permitir que os turistas andem nas ruas sem cruzar com o olhar triste destes seres.

“Ninguém da máquina de dinheiro colossal e voraz que se tornou o futebol teve coração ou fígado de tomar uma posição decisiva sobre o assunto. Nenhum dirigente, nenhum jogador, nenhum jornalista esportivo, nenhum torcedor. Ninguém sentiu a necessidade de dizer coisa alguma sobre o caso”, diz a filósofa antiespecista Alessandra Colla.

Assim as partidas acontecem com regular indiferença. Os torcedores se exaltam ou ficam desiludidos nos estádios, Kiev vive um júbilo europeu geral entre risadas, divertimentos, torcida e esporte.

Por isso é importante apagar a televisão e renunciar a uma partida, dar um chute a este esporte que passou de manifestação esportiva a máquina de fazer dinheiro sujo de sangue. Boicotemos a Eurocopa 2012!
Fonte: anda

14 de jun. de 2012

Famílias deixam animais após mudar para casa própria em Hortolândia (SP)

Moradores de uma área verde no Jardim São Sebastião, em Hortolândia (SP), estão sendo transferidos para apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, no Jardim Minda, e deixando para trás os animais domésticos de médio e grande porte, porque foram orientados de que eles não devem ser levados para a nova moradia. Alguns animais estariam sendo deixados nas ruas, disseram moradores ao G1.

A faxineira Elza Maria Belo ainda não tem data para ser transferida, mas não sabe o que fazer se não puder levar o cão Pitoco e a gata Nina. “Disseram que não podemos levar a criação. Acho um absurdo. Para mim, eles são como seres humanos”, disse dona Elza. Para ela, o poder público precisava arrumar um lugar onde pudesse deixar os animais.


A operadora de máquinas Júlia Salustiano é tutora do cão Spike. Se realmente for transferida para um apartamento, não abrirá mão da casa nova, mas gostaria de encontrar alguém para adotar o cachorro. “Não tenho coragem de abandoná-lo”, disse.


O cão Spike na casa onde mora (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)

O sobrinho de Júlia, Edson Salustiano, também não tem data para deixar o local. Ele tem dois cães, os poodles Sofia e Puf. “Se eu for, tenho que levá-los junto”, disse.

A diarista Neusa Cerqueira Rodrigues está de mudança esta semana, mas a gata Nina não vai acompanhá-la, apesar de ser um animal de pequeno porte. “Não tenho condições de colocar grades nas janelas do apartamento e minha gata não fica presa. Ela gosta de sair, então, vou ter que deixá-la”, disse a diarista, enquanto arrumava a mudança.

Outra moradora com mudança marcada para os próximos dias é a trabalhadora rural Maria Florence de Oliveira. Ela tem três gatos e um cachorro, chamado Snoop. “Não tenho com quem deixá-los”, afirmou ela.


Antônio dos Santos está se despedindo do Jardim São Sebastião e do cão Bob. “Eu não tenho com quem deixá-lo. Ele é dócil e já estou sentindo saudades dele. Só de falar começo a chorar”, contou. “Se eu tivesse condições, eu o levaria”, disse Rosângela Oliveira, que também é tutora do cão. O gato da família foi adotado pela amiga Dora Kupferman, que já tem dois cães. “Fiquei com ele, porque ele não pode ficar na rua”, explicou.


Edson Salustiano e os cães. Sofia e Puf (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)


Outro lado


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da assessoria de imprensa, informou que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pode ser acionado em caso de moradores que não tiverem com quem deixar os animais após a mudança para os apartamentos no Jardim Minda.


Em nota, a prefeitura informou que existe amparo legal para a criação de animais de pequeno porte em condomínios. As questões de proibição devem ser resolvidas durante as assembleias de condomínios.


Serviço


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Hortolândia fica na Rua Athanázio Gigo, 60, na Chácara Recreio.


Maria Florence e seu cão Snoop na rua onde mora em Hortolândia (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)

Fonte: G1

Cachorro é espancado até a morte em Jaú (SP)

Um jovem foi detido ontem, quarta-feira (13), por participar, junto com outros dois adolescentes menores de idade, da tortura, espancamento e morte de um cachorro, na cidade de Jaú, no interior de São Paulo.

De acordo com testemunhas, durante a manhã, os adolescentes atraíram o animal com brincadeiras e depois o espancaram, principalmente com golpes na cabeça. Quando perceberam que ele havia morrido, arrastaram o corpo do cão até o canteiro central da rua Lucindo Borgo.

Jonathan A. V., de 18 anos, e os dois menores, L. V., de 16, e G. A. S, de 14 anos, foram localizados em suas residências pouco tempo depois, segundo a PM. O trio mostrou aos policiais onde abandonaram o cão. Segundo a PM, o corpo de um gato, com sinais de espancamento sofrido durante a madrugada, também estava no local. O boletim de ocorrência foi registrado como abuso contra animais.

Os menores, segundo a PM, foram liberados, mediante comparecimento no Juizado da Infância e Juventude, e o maior de idade foi indiciado para comparecimento posterior no inquérito aberto. A Associação Protetora dos Animais de Jaú (Apaja) foi chamada para recolher os animais.

Fonte: Veja

Casos de crueldade e abandono de animais continuam ocorrendo em Nova Friburgo (RJ)

Apesar do grande número de pessoas e entidades que atuam em prol do bem-estar animal em Nova Friburgo, ainda são frequentes os casos de crueldade e abandono de animais em vários pontos da cidade. A redação de A Voz da Serra tem recebido uma série de denúncias sobre o problema, que acontece principalmente com cães de diversas raças e vem preocupando a comunidade. Um dos casos que gerou grande indignação aconteceu no fim de maio, quando 21 filhotes foram jogados na rua sem piedade. “Os bichinhos foram descartados como se fossem lixo e por pouco não morreram. Um filhote recém-nascido precisa de cuidados especiais para sobreviver e só pode ser doado com 45 dias”, afirmou Cristina Pacheco, que resgatou os cãezinhos.

Outro caso recente aconteceu no último dia 4, próximo a Duas Pedras, quando uma cadela da raça rotweiller foi retirada do Rio Bengalas pelo Corpo de Bombeiros e levada para a veterinária Pecly. O animal, que havia fugido de sua residência, provavelmente foi jogado dentro do rio por alguém e lá ficou. “A cadelinha estava lá desde o dia anterior e foi ignorada pela população. Ela chegou em estado de choque à veterinária, onde passou por exames que constataram fígado hipotrofiado, presença de massa tumoral no baço e grande cisto na região Peri renal”, disse Cristina, que também ajudou no resgate do animal.

Dona de um canil na Fazenda da Laje, há 20 anos Cristina se dedica a recolher animais abandonados nas ruas. Atualmente cerca de 200 cachorros ocupam o canil, que funciona em um espaço anexo a sua residência. “Apesar da grande quantidade de cães que possuo, sempre busco encaminhar os animais para adição. Se não fizesse, com certeza já estaria com mais de mil cães. Porém não tenho como doar os cegos, cancerosos e velhinhos. Esses acabam permanecendo no canil”, explica ela que conta com a ajuda da comunidade para desenvolver o seu trabalho. Quem quiser colaborar com a protetora, pode entrar em contato com ela pelo telefone 9931-2009.

Além dos cães, os cavalos da cidade também costumam ser alvo de maus-tratos e abandono. No fim de abril, o caso de um cavalo abandonado no Cônego, próximo ao Pavilhão das Artes, mobilizou muitos defensores de animais. Na ocasião, a redação de A VOZ DA SERRA recebeu várias ligações denunciando o estado físico do animal, que não tinha forças para levantar nem para se alimentar. Segundo populares, o animal havia participado da cavalgada de São Jorge e, por não estar acostumado, foi exposto a uma carga de exercício muito grande, ficando exausto.

Diante do aumento dos casos de crueldade e abandono de animais em Nova Friburgo fica evidente que é preciso retomar o debate sobre a construção de um local para abrigar esses animais. O tema foi abordado em 18 de abril passado, durante audiência pública sobre os direitos dos animais realizada na Câmara Municipal. Durante o encontro também foi mostrada a importância de promover campanhas estimulando a população a adotar animais, principalmente cães e gatos, em substituição à compra.

Fonte: A Voz da Serra

Polícia retira animais de ONG de proteção por maus-tratos

A Vigilância Sanitária e a Polícia Militar de Alfenas (MG) retiraram 32 animais, entre cães e gatos, da casa da presidente de uma entidade de proteção aos animais na noite desta quarta-feira (13). Segundo denúncias que chegaram ao Ministério Público, os bichos estava sendo vítimas de maus-tratos. A polícia só conseguiu entrar na casa depois de apresentar uma ordem judicial autorizando a operação.

Durante o recolhimento dos animais, dois cachorros morreram. A presidente da ONG São Francisco de Assis não foi encontrada em casa. Uma irmã, a mãe e o tio da presidente da ONG foram levadas para a delegacia. Elas prestaram depoimento e foram liberadas. Os cães e os gatos recolhidos foram levados para um canil da Prefeitura de Alfenas.

A presidente da ONG não foi encontrada para falar sobre o assunto.

Assista à reportagem aqui.

Fonte: G1

Oitenta pessoas querem adotar cachorro que levou sete tiros e sobreviveu no CE

A lista de espera para adotar o cão pit bull Hulk alcançou 80 nomes nesta quarta-feira (14), de acordo com os responsáveis pelo animal. O cão foibaleado com sete tiros em uma invasão a uma casa na Praia da Tabuba, no Ceará, em maio último, em que duas pessoas foram mortas e uma ferida. O casal que resgatou o animal ferido decidiu pedir ajuda para conseguir dinheiro para o tratamento de Hulk e uma família que possa adotá-lo.

O casal, um policial civil e uma voluntária no trabalho de resgate de animais, retiraram o pit bull da casa de veraneio um dia após os crimes. O cachorro havia sido abandonado ferido após tentar proteger um dos homens que estava hospedado na residência.

O animal passou por diversos procedimentos cirúrgicos desde que foi resgatado. Entre eles, uma operação para retirada de uma bala na pata esquerda na última segunda-feira (11), Hulk corre o risco de perder a pata. O casal, em contato com o G1, disse que não tem condições de ficar com o animal e que não pode arcar cm toda as despesa do tratamento.

“Estávamos calculando e achamos que todo o tratamento dele deve sair em torno de R$ 6 mil”, disse o médico veterinário Marney Araújo, que tem cuidado do animal sem receber pagamentos até o momento. Desde que a história de Hulk foi publicada no G1, centenas de pessoas procuraram a clínica interessadas em ajudar o animal. “O retorno foi realmente impressionante, tive de trocar o telefone porque a bateria não deu conta. Foram mais de 22 mil compartilhamentos no Facebook. As pessoas não ligavam apenas para adotar, queriam saber da saúde dele, se ia ficar bem, se podiam visitar”, contou o veterinário.


Adoção

A voluntária que resgatou o animal disse que vai esperar até o animal se recuperar da cirurgia antes de decidir que família poderá ficar com ele. “Temos de esperar porque ele pode perder a pata. Uma coisa é querer adotar uma animal normal, outra é adotar um cachorro com três patas. Então decidimos esperar [três semanas]”, disse a mulher que não quer se identificar por temer represália do grupo que atacou a casa de veraneio.

A responsável por Hulk ainda não fez o levantamento de quanto foi depositado em dinheiro para ajudar Hulk. Segundo ela, apenas o antibiótico uado pelo animal custa R$ 850,00.

Fonte: G1

13 de jun. de 2012

Ganso é atingido por sete tiros de chumbinho e sobrevive

Um ganso sobreviveu após ser atingido por sete tiros de chumbinho. O veterinário Rob Conner descobriu as marcas após realizar um exame de raio-X na ave em uma clínica em Mountain Home, no estado do Arkansas (EUA).

Segundo o jornal “Baxter Bulletin”, o ganso tinha sido levado até a clínica após ser encontrado com a asa machucada. Os veterinários tiveram que inserir uma haste metálica e tubo de plástico na área lesionada.

Ele que ganhou o nome de “50 Cent”. Ao justificar o nome dado ao ganso, Conner destacou. “O rapper 50 Cent foi baleado várias vezes e sobreviveu. Por isso, dei o nome de 50 Cent”, disse ele.

Fonte: G1

11 de jun. de 2012

Britânica reencontra gato que estava desaparecido há mais de 10 anos


Bunny McCullough com seu gato 'Nuts'.

A britânica Bunny McCullough reencontrou seu gato que tinha desaparecido havia mais de dez anos, segundo emissora “ITV”.

O felino havia sumido da casa de Bunny em Froggatt, Derbyshire, no Reino Unido, em 2001. Após buscas infrutíferas, a tutora já tinha perdido a esperança de encontrá-lo.

No entanto o felino retornou para sua tutora depois que um abrigo de animais achou um microchip de identificação nele.

O gato chamado “Nuts” foi parar no abrigo depois que uma idosa que vinha cuidando dele faleceu. O microchip foi descoberto durante exames de rotina.

“Eu fiquei surpresa e encantada ao receber a ligação de que Nuts tinha sido encontrado”, afirmou Bunny.

Fonte: G1

10 de jun. de 2012

Restaurante serve rã ainda viva em Cingapura


Restaurante serve apenas 5 pratos deste tipo por dia. (Foto: Reprodução/ Strait Times)
Um restaurante japonês em Cingapura gerou uma polêmica ao apresentar um prato com uma rã viva. Leitores do jornal “Strait Times” entraram em uma discussão sobre a crueldade dessa especiaria.

Segundo o jornal, o animal é mantido vivo até o momento em que alguém faz o pedido, então o chef retira as entranhas não comestíveis da rã e serve sashimi do animal que ainda se contorce.
As rãs, da espécie rã-touro, são criadas em cativeiro. O restaurante afirmou que serve no máximo cinco rãs vivas por dia.

Fonte: Band

Vídeo mostra animais sendo tratados como objetos e entretenimento




Está na altura de dar um passo decisivo na proteção jurídica a dar aos animais. De uma vez por todas os animais têm de deixar de ser “coisas” aos olhos da lei. A condição de propriedade que lhes é atribuída não pode permitir que atrocidades sejam cometidas diariamente, não pode deixá-los à mercê de bestas humanas, não pode deixá-los desprotegidos. Falo por mim e digo-vos que o cão que faz o favor de viver comigo, de me aturar diariamente, não é uma “coisa”. Longe disso. Tem um nome que reconhece, tem um coração que bate e respira como qualquer um de nós. Amo-o e ele ama-me incondicionalmente. Este vídeo devia ser visto por todos. Devia ser obrigatório em todas as escolas do país. Devia fazer parte da formação cívica de todos os indivíduos que nele crescem.

Há que agir. Todos juntos, enquanto parte integrante que somos de uma dita sociedade civilizada, lutarmos por uma nova lei de proteção aos animais. O tempo é agora. E quem legisla tem de perceber isto de uma vez por todas.

Aviso: algumas imagens deste vídeo são chocantes, mas não podemos virar as costas à realidade. Enfrentar o mal para fazer o bem.

Fonte: Expresso

Cão que estava sendo comido por insetos apresenta melhoras e ganha novo lar no PR




Batizado de Frank, o cão estava à beira da morte em um terreno baldio e foi resgatado pela Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana.

A Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (PR) é uma entidade que sobrevive pelo empenho de alguns voluntários. A Soprap não tem vínculo com o governo, e todas as ações são realizadas em prol da vida dos animais.

Na semana passada, voluntários da ONG resgataram no bairro Djalma Mendes este cachorro. O nome dele é Frank. O cão estava vivendo abandonado em um terreno baldio, e já estava sem comida e sem água há mais de duas semanas.

Jaqueline trabalha como agente de viagens durante o dia e à noite estuda comércio exterior. Nos intervalos da sua rotina, ela participa das ações da ONG. Ao ficar sabendo da história de Frank, ela se sensibilizou e acabou levando o cão para a sua casa.

A Soprap vive de doações. Quem quiser ajudar a ONG ou adotar um animal, basta procurar pela página da entidade na internet, que é apucarana-soprap.com ou pelo telefone (43) 9670-4848.

Fonte: TN Online