31 de mar. de 2012

Cresce denúncias contra maus tratos de animais



O registro pelo Disque-Denúncia de maus tratos contra animais cresceu cerca de 31% nos últimos 12 meses no Estado de São Paulo, segundo informações do Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV), que mantém o 181. De novembro a fevereiro, o número de denúncias quase dobrou.

Segundo o Disque-Denúncia, foram 3.105 ligações informando algum tipo de violência contra animais entre março de 2011 e fevereiro deste ano, contra 2.368 casos no mesmo período entre 2010/2011. As denúncias só ficaram atrás de ligações com dados sobre tráfico de drogas, jogos de azar e maus tratos contra crianças, historicamente os três crimes com maior número de denúncias.



Para o gerente de projetos do ISPCV, Mário Vendrell Royo, o aumento ocorreu após os casos de violência contra animais que surgiram nas redes sociais no fim do ano, fazendo esse tipo de denúncia subir no 181 do 8º para o 4º lugar, onde permanece desde novembro.

Ao todo, o 181 recebeu 155.939 denúncias nos últimos 12 meses, alta de 1,4% no mesmo período do ano anterior (153.811). O serviço funciona desde outubro de 2000 initerruptamente e pode atender até 100 mil ligações por mês. O anonimato é garantido e qualquer tipo de denúncia pode ser feita.
Fonte: Paraná Online

Cachorro consegue salvar própria vida ligando para a polícia







Cachorro conseguiu ligar para a polícia e salvar própria vida (Reprodução/The Sun)A polícia do Reino Unido recebeu um chamado estranho, em que apenas uma respiração pesada e desesperada podia ser ouvida. O atendente imaginou que alguém pudesse estar engasgado ou sendo atacado e enviou uma equipe de salvamento. Ao chegarem ao local a surpresa: o personagem em apuros era o cachorro George, um basset hound de dois anos que estava sendoestrangulado pelo fio do telefone.

“Foi muita sorte que sua pata conseguiu discar, caso contrário ele teria morrido. Ainda não sei como ele conseguiu. Geralmente ele não é muito inteligente, é muito tonto e só gosta de mastigar meias”, disse Lydia Brown, dona de George.

George foi encontrado em pânico, por um vizinho que entrou na casa junto com os policiais. Mesmo sem conseguir se desvencilhar do fio do telefone, ele incrivelmente conseguiu discar os números “999”, correspondentes ao “190” do Brasil e chamar a polícia.

“Ao entrar na casa, os policiais se separaram e correram pela casa buscando por alguém que pudesse ter sido atacado ou estivesse muito doente. Eu olhei em volta e vi George sendo asfixiado na sala. Ele estava aterrorizado e não podia se soltar”, contou o vizinhoPaul Walker ao “The Sun”.

Segundo ele, que soltou o cãozinho, quando os policiais entraram na sala, e perceberam o que tinha acontecido, caíram no riso. George estava sozinho em casa, pois sua dona tinha saído para trabalhar.
Fonte: Virgula

30 de mar. de 2012

Guia de limpeza dos ouvidos de cães e gatos



















Fonte: Facebook




Ciúme entre cães



Ter mais de um cão em casa pode ser uma ótima ideia se seu cãozinho estiver solitário ou precisando de mais brincadeiras e animação. Porém, em muitos casos, ter mais de um cão pode se tornar motivo de estresse quando um deles se torna ciumento, tentando controlar recursos e a aproximação do outro cão.



É comum para as pessoas quando estão acariciando e brincando com um cãozinho, parar o carinho no primeiro ao ver o outro cão se aproximando e passar a acariciá-lo. Normalmente tentamos dividir a atenção entre os dois. Mas na visão do primeiro cão, ele está perdendo sua atenção com a chegada do segundo, e faz uma associação negativa com ele. Outra situação comum é, ao dar um petisco para um cão, “dividir” esse alimento com o outro, parando momentaneamente de alimentar o primeiro. Dessa forma, da próxima vez que o outro cão se aproximar, o primeiro pode demonstrar agressividade, rosnando ou latindo, para afastá-lo e manter aquele recurso que ele tanto deseja (carinho, atenção, brinquedo, alimento). Essas são algumas formas de reforçar o comportamento “ciumento” de alguns cães, associando perdas e situações desagradáveis ao outro cão.

Então, como devemos proceder? Sempre, ao notar a aproximação de outro cão, aumente os carinhos, brincadeiras e petiscos para o primeiro cão. Quando o outro animal se afastar, interrompa o carinho no primeiro. Dessa forma, ele desejará a presença de outros cães, pois percebe que quando outros estão por perto ele ganha mais! Associe o outro cão com atividades prazerosas, tentando alimentá-los, sair para passear e dar petisquinhos somente quando estão juntos. Essa associação positiva vai reforçar o bom comportamento e mostrar que você é um ótimo líder, pois consegue suprir as necessidades dos dois ao mesmo tempo! Para cães que já sabem fazer comandos, trabalhe também pedindo esses comandos aos dois cães, lado a lado, e recompense bastante o trabalho em equipe.

Se houver alguma situação de tensão durante essa aproximação, como um rosnado ou latido, é preciso dar uma bronca para interromper o comportamento errado, falando um NÃO e se necessário utilizando uma ferramenta, como um spray de água ou uma lata com moedas.

Estas são algumas orientações sobre como melhorar o convívio entre cães ciumentos, porém se o seu problema é mais grave ou se já ocorreu algum caso de agressividade, é indicado contratar um profissional com experiência em comportamento animal.

Lembre-se: para evitar que essas situações aconteçam em outros casos, é importante sociabilizar muito bem seu cão com o maior número de animais, pessoas e situações possíveis, ensinar comandos de obediência básica e sempre reforçar positivamente os comportamentos adequados, assim seu cãozinho sempre terá ótimas experiências e se tornará um animal tranquilo, sociável e muito amistoso!


Fonte: Dr. Pet

29 de mar. de 2012

Ministério Público pede que enfermeira que matou cachorra pague indenização



O Ministério Público de Goiás entrou nesta segunda-feira com uma ação civil pública contra a enfermeira Camilla Correa Alves de Moura Araújo dos Santos, acusada de agredir e matar um cachorro da raça yorkshire no fim do ano passado em Formosa. O promotor Heráclito D’Abadia Camargo pede que ela seja condenada a pagar indenização por dano moral de, no mínimo, R$ 20 mil, a ser revertido ao Fundo Municipal do Meio Ambiente da cidade.

Segundo afirma Camargo na ação, “a comoção social provocada pelo lamentável episódio impõe a necessária responsabilização da enfermeira pelos danos morais coletivos causados, como forma de desestímulo aos maus-tratos de animais e incentivando conduta diversa, sendo este o objeto da ação”.

O promotor argumentou ainda que as imagens foram veiculadas na internet e geraram grande repercussão nas redes sociais e na mídia nacional, fazendo com que várias pessoas se manifestassem e protestassem contra a agressora. Na ação, Camargo cita a página eletrônica www.peticaopublica.com.br, que promoveu um abaixo-assinado que resultou em 401.836 assinaturas pedindo providências contra Camilla Santos.
O Terra entrou em contato com o advogado da enfermeira, Gilson Afonso Saad, mas ele ainda não se manifestou.
Essa é a segunda ação que o Ministério Público move contra Camilla Santos. Em fevereiro, o órgão ofereceu denúncia criminal contra a enfermeira, acusando-a de crime ambiental (por maus tratos a animais) e por delito previsto no artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente, quando o acusado submete criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento.
O caso ocorrido em Fomosa repercutiu nacionalmente depois que um vídeo mostrando a agressão circulou na internet. Nas imagens, gravadas da janela de uma casa vizinha, Camilla Santos é mostrada chutando e batendo no cachorro com a ajuda de um balde. A filha da enfermeira, de um 1 ano e meio, aparece assistindo às agressões. O cão, que tinha 4 meses, não resistiu aos e morreu.
Fonte: Terra

Primeiro Banho


A hora do banho deve ser recheada de brincadeiras e recompensas para tornar a experiência ainda mais agradável. O primeiro banho do filhote não deve ter como objetivo o resultado final de beleza e, sim, acostumá-lo a cada etapa. Não é algo difícil, mas exige tempo e paciência.



Se a sua preferência é dar o banho em casa, comece o treino com uma escovação e um secador. Ligue e desligue o aparelho enquanto brinca com o animal. Ofereça petiscos, somente quando o animal estiver bem tranquilo e relaxado com secador. Só depois dê o banho com água e xampu. A temperatura deve ser morna, use xampu neutro especial para cães, facilmente encontrado no mercado pet. Peça uma indicação ao seu veterinário de confiança e evite o uso xampu de humanos nos animais.


Comece massageando o corpo e termine na cabeça. Não se esqueça das patas, entre os dedos e do bumbum. Antes de colocar o animal na banheira, Certifique-se que tudo o que você precisa para o banho esteja próximo de você. Não deixe o animal sozinho na banheira nem por 1 minuto.

Outro detalhe muito importante é fazer "bolinhas" de algodão e colocar no interior da orelhas do filhote. Para prevenir entrada de água. E não se esqueça de tirar após o banho. Seque-o bem com uma toalha macia. Não lave seu animal se o tempo estiver muito frio, lembrando que nosso equipamento para secar não é tão potente quanto do pet shop. Outra dica é colocar um tapete antiderrapante na banheira, para que ele não escorregue e não fique assustado. Desta forma seu amigo poderá desfrutar de um banho muito gostoso e com segurança que precisa.


Fonte: Dr. Pet


Coitada da gatinha!


Pode ou não????


Será que pode? :-o
Fonte: o melhor amigo do homem

Cachorro sonhando


Discutindo a relação


Cuidados ao tosar seu cachorro

Pet shop é um salão de cabeleireiro para cachorros? Errado! Mesmo a rotina dos dois lugares sendo parecidas, banho e tosa para os animais não são apenas questões de beleza, e sim de higiene.

Pelos compridos e embaraçados abafam a pele e propiciam o aparecimento de fungos, micoses e dermatites, que podem levar à queda total dos pêlos. A tosa também previne doenças de pele, falhas na pelagem e problemas provocados por pulgas e carrapatos.

Foto: Getty Images
Banho e tosa em períodos regulares são
importantes para manter a higiene do animal
Foto: Getty Images
Pet shop é um salão de cabeleireiro para cachorros? 

Escovar é fundamental 
A escovação é ainda muito mais importante para a saúde do seu animal do que a tosa.

Ela remove o pêlo morto e espalha melhor a gordura da pele, deixando os pêlos mais brilhantes. Além disso, a escova causa uma irrigação sangüínea que melhora a circulação e ativa o sistema imunológico. Você também deve escová-lo para evitar nós, pois, se não fizer isso, terá de raspar todo o corpo do seu amigão. Animais de pêlo longo devem ser escovados diariamente. Já os que têm pêlos mais curtinhos, uma vez por semana basta. Portanto, pegue a escova e capriche!


Tosa higiênica
Fique atenta: seu bichinho precisa de higiene

Esse tipo de tosa garante a limpeza da região genital e das patinhas dos cães. No caso dos machos, da barriga também. “O excesso de pêlo que fica por baixo da pata faz o animal escorregar. Já nos machos, a barriga deve ser raspada porque o pipi fica voltado para a frente. Quando ele faz xixi, seu pêlo fica sujo.” afirma o veterinário José Manoel Mouriño, da Clínica Pet Place, em São Paulo. A freqüência com que deve ser feita varia de acordo com a raça e a necessidade do cachorrinho.


Banho de carinho
É necessário encontrar um funcionário que cuide com muito cuidado de seu cachorro

Procurar um profissional especializado, que se preocupe com o bem-estar e trate seu animal com carinho, é o primeiro passo para uma boa tosa. Dele depende uma série de cuidados que podem evitar acidentes. Exemplo dessa falta de carinho é o grande número de pet shops que registram casos de queimaduras em animais. Não deixe de observar se o profissional do lugar troca as lâminas da máquina para tosar ou as resfria com freqüência. Lembre-se: quando a tosa é bem feita, o bicho não reclama.



Fonte:http://mdemulher.abril.com.br


Fonte: Picasaweb

Recado do seu melhor amigo

Fui criado pelo mesmo Deus que criou você.
Sinto frio, fome, sede, medo, dor, assim como você.
Por favor, não me use para se divertir, não me exponha ao ridículo, não me humilhe, não me maltrate e nem abuse de mim. Só o que quero é sua amizade e carinho.
Não peço que goste de mim, mas somente que me respeite.
Olhe nos meus olhos e depois olhe nos seus e verá como somos parecidos. No meu olhar você pode ver doçura, alegria, tristeza, desespero, amor ou sofrimento, e isso eu também posso ver no seu olhar!
Por capricho do nosso criador, não posso falar e nem me defender da brutalidade e crueldade dos seus semelhantes, mas se eu pudesse falar agora, diria a todos que eu também mereço viver e sou digno de respeito, assim como você….

























Fonte: Google

Gato provocando cachorro


28 de mar. de 2012

A bela Sophie Victorie





O charmoso Willy





A velhice do seu melhor amigo




Um dia você percebe que seu melhor amigo já não brinca com a mesma disposição, e os pêlos estão brancos ao redor do focinho e dos olhos. Você percebe que ele procura se isolar, ficar quieto no seu canto preferido.
Seu melhor amigo chegou à terceira idade. Ele agora é um pet idoso!
Os anos passam muito mais rápido para os cães. levando-se em conta que a vida média desses animais é de 12 a 15 anos, podemos dizer que aos 7 ou 8 anos, eles começam a envelhecer.
Existem animais que podem viver muito mais que a média. Alguns cães chegam aos 18 ou 20 anos. Nesses casos, existem dois fatores envolvidos que justificam a longevidade: predisposição do organismo e os cuidados que ele receberá quando começar a envelhecer. O dono deve ficar atento as doenças que podem acometer seu animal a partir de 7 ou 8 anos de idade.


Com isso, ele poderá preveni-las ou diagnosticá-las a tempo do animal receber o tratamento adequado. Isso certamente prolongará a vida de muitos cães.
Calcificações nas vértebras da coluna (“bico de papagaio”), hérnia de disco e artrose
É muito comum em cães idosos e obesos. O animal pode começar a mancar e ter dificuldade de pular ou subir em locais mais altos, como um sofá. Quando palpado na região da coluna, ele sente dor.
O quadro pode progredir e o animal passa a ter incoordenação nos membros (cruza as pernas traseiras ao andar), não consegue mais se levantar, urina e defeca em qualquer lugar (incontinência).
O desgaste das articulações (artrose) também é comum nessa idade. O cão sente dores ao executar movimentos simples. O diagnóstico dessas patologias é feito através do raio-X simples, tomografia e/ou mielografia (radiografia da coluna vertebral usando contraste).

Doenças do coração

Uma grande porcentagem dos cães idosos tem alguma alteração cardíaca, principalmente nas válvulas do coração. Muitos animais compensam essas disfunções e vivem bem, sem sinais clínicos. Outros apresentam sinais claros de cardiopatia, mas o dono não sabe reconhecer. Cansaço além do normal durante os passeios, tosse que pode ser confundida com um engasgo após exercícios, ofegação e língua arroxeada após uma situação de excitação, são sinais de um cão cardiopata. O animal deve ser examinado pelo veterinário, que indicará um eletrocardiograma e/ou um ecocardiograma para avaliá-lo.

Catarata

A catarata é uma condição em que o animal vai perdendo a visão gradativamente, uma vez que o cristalino (estrutura interna do olho) vai tornando-se translúcido. Quando observado à luz, o olho do animal tem manchas brancas. Com o passar do tempo, a catarata evolui e o animal passa a não enxergar, já que o cristalino está totalmente opaco e o animal tem os olhos bastante esbranquiçados.

Insuficiência renal crônica

Quando o rim perde a sua capacidade de selecionar o que é bom ou mau para o organismo e não consegue mais reter a água, temos um quadro de insuficiência renal crônica. Os sinais são emagrecimento, ingestão exageradada de água, urina em grandes quantidades, perda de apetite, vômitos e anemia.

Piometra



Cadelas idosas que apresentem sinais de perda de apetite, vômitos, aumento súbito do volume do abdômen, corrimento vaginal intenso e apatia, devem ser encaminhadas ao veterinário imediatamente. A piometra é uma infecção uterina que acomete cadelas idosas. O útero se enche de secreção purulenta e o animal se intoxica pela absorção desse pus pelo organismo.

Tumores

Nem todo tumor é um câncer. Nas cadelas, o tumor mais comum ocorre nas mamas. Tumores de mamas são freqüentes e podem ser percebidos facilmente pelos proprietários como um ou vários nódulos nas glândulas mamárias das cadelas. A maioria dos tumores de mama é benigna, mas o veterinário deve acompanhar a evolução e indicar a remoção, caso ache necessário. A biópsia é sempre indicada após a retirada de qualquer tumor. Todo nódulo que aparece em um cão, idoso ou não, deve ser avaliado pelo veterinário. O diagnóstico precoce pode salvar ou prolongar a vida de um animal com câncer.

Diabetes

Ela pode aparecer em qualquer cão. Cães idosos e/ou obesos podem se tornar diabéticos. O cão diabético apresenta magreza, embora coma muito. Bebe água exageradamente e urina demais. Pode apresentar catarata associada ao quadro.

Perda dos dentes

É algo que o dono pode e deve prevenir. O cão perde os dentes pelo acúmulo de tártaro. Os animais devem ser avaliados anualmente desde jovens, e a prevenção e/ou remoção do tártaro (quando necessário) devem ser feitos. Quando o dono percebe que a boca do seu cão cheira mal, é hora de visitar o veterinário. O ideal é fazer a prevenção. Quando é feita a limpeza de tártaro tardiamente, muitos dentes já estão perdidos. Alimentar o animal com ração seca pode ajudar a prevenir o tártaro, além de outras medidas.





*Fonte: http://www.webanimal.com.br/

Animais de estimação ajudam donos a enfrentarem momentos difíceis

Bichos de estimação podem ser grandes companheiros
(Reprodução/Internet)

Ter uma animal de estimação traz benefícios aos seus donos. Até aí, não há novidade alguma. No entanto, um estudo (*)publicado na edição de março do "Journal of Personality and Social Psychology" foi além e descobriu que conviver com um bichinho satisfaz a necessidade social tanto quanto estar com um melhor amigo humano.
A pesquisa passou por três diferentes etapas. Na primeira, estudou-se como ter um animal de estimação pode influenciar no bem-estar humano. Para isso, os pesquisadores fizeram uma série de perguntas comportamentais para donos e não donos de animais. O resultado já era de se esperar: as pessoas que possuíam um bichinho tinham maior autoestima, se exercitavam mais e tendiam a ser menos solitárias do que os demais.
Procurando sair do óbvio, os pesquisadores partiram para um segundo teste, apenas com os donos de cachorros: o quanto o animal poderia preencher a vida social. Foram repetidas as análises anteriores, mas adicionando perguntas da relação entre o dono e o cachorro, além da avaliação comportamental de ambos. Os resultados comprovaram que os cães que eram mais ativos, menos agressivos e de personalidade mais alegre eram melhores vistos por seus donos --trazendo bem-estar.
No terceiro estudo, os participantes foram induzidos a experimentar sentimentos de solidão e isolamento social ao descreverem situações negativas que passaram em suas vidas. Em seguida, foi pedido para que escrevessem sobre o animal de estimação e o melhor amigo, descrevendo as relações com cada um individualmente. Foi, então, descoberto que os animais podem compensar a negatividade de experiências de rejeição tão bem quanto um melhor amigo humano. Portanto, os animais podem ser grandes aliados em momentos difíceis, ajudando psicologicamente e fisicamente os seus donos.


http://acritica.uol.com.br/vida/Manaus-Amazonas-Animais-estimacao-enfrentarem-momentos-dificeis_0_667733246.html

Venham nos ajudar a ajudar!

Nós do grupo GVAM estamos convidando todos para participar e divulgar a Feira de Adoção de Cães e Gatos que será realizada no próximo sábado (dia 31), na Praça Eduardo dos Santos, no Santo Eduardo, a partir das 10 horas. A praça fica em frente ao COC ou Inei.
Quem quiser ajudar entre em contato com os seguintes números:
(82) 8888- 6570 ou 9625-3013 (Luceli); (82) 9168-5787 (Mayara); ou (82) 8864-0049 (Lívia).
Seguem algumas fotos de animais que estarão na feira para adoção.
Contamos com a colaboração de todos, para que juntos encontremos bons lares para esses peludos que já sofreram tanto.
Divulguem muito, pois assim aumentam as chances de sucesso da feira.


Muito obrigada!

Grupo GVAM
Luceli Mergulhão








Que gracinha: cachorro brincando com bebê


Cachorro esperto e fujão


Ovo de Páscoa bom pra cachorro

Quem disse que só os humanos podem saborear o velho e bom ovo de Páscoa? Com o desenvolvimento dos petiscos pets, os cães também têm vez nesta comemoração. Existe no mercado, nos pet shops e casas especializadas em produtos veterinários, o ovo de Páscoa para cachorro. Isso mesmo, os animaizinhos podem degustar um delicioso chocolate feito especialmente para eles e que, por isso, não agride seu organismo.
É o que explica a veterinária Laís Ferreira. “É um ‘chocolate’ feito com soja, amido, gordura hidrogenada e aromatizante. Não tem açúcar e nem cacau, os quais são prejudiciais para os cães”, detalha.
De acordo com Laís, no cacau existe uma substância extremamente prejudicial aos caninos, cuja absorção pode desencadear, inclusive, a morte do animal. Denominada teobromina, ela tem efeitos semelhantes à cafeína, podendo gerar comprometimentos cardíacos. “A ingestão de chocolate comum pode provocar intoxicação nos cães. Começa com vômito e diarréia e vai até hiperatividade, convulsões e problemas cardíacos”, conta a veterinária, completando que “o pior é que não há um antídoto específico. A gente faz a lavagem estomacal do animal”, expõe.
Os cachorros demoram 17 horas para absorver a teodromina, o que pode agravar a situação, uma vez que os sintomas vão aparecendo gradualmente. E a substância é altamente tóxica para estes animais, tanto que 100 ml por quilo do cão pode ser suficiente para matá-lo. O Chocolate meio amargo é o tipo que possui maior concentração de teodromina.
Para evitar a intoxicação canina, a orientação da veterinária Laís Ferreira é não dar chocolate para os bichos. Segundo ela há uma variedade de produtos com o chocolate apropriado para os cachorros. São ovinhos, biscoitos, ossinhos e moedinhas de chocolate que não vão fazer mal e ainda propiciam uma brincadeira divertida e saudável.
“Dá pra brincar com os cães escondendo estes petiscos no jardim, por exemplo. A gente os prende pela coleira, esconde os ovinhos, por exemplo, e depois os libera. Como eles têm um olfato muito apurado consegue achar com facilidade e aí é aquela festa”, sugere a veterinária. Ela ainda orienta a não dar estes chocolates em grande quantidade para os animais, uma vez que são bem gordurosos. E quanto aos ovos de Páscoa, caixas de bombons e chocolates em geral dos humanos é indicado deixá-los bem longe do alcance das patinhas dos amiguinhos caninos.
Fonte: Portal Clicatribuna










Os ovos de páscoa tem preços entre R$6,00 a R$40,00, e podem ser encontrados em lojas especializadas. Veja sites de empresas especializadas em ovos de páscoa para cães:
www.vipdog.com.br
www.chocodogs.com.br
www.hercosulalimentos.com.br

Fonte: Google














 

27 de mar. de 2012

Pet Show 2012

A Pet Show – II Feira Internacional de Animais e Produtos Pet, que aconteceu de 22 a 25 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, é aguardada com grande expectativa. Para 2012, a organização do encontro antecipa a participação de 80 expositores e público estimado em mais de 7 mil pessoas.
A feira irá promover a integração e desenvolvimento do setor, disseminar informações, troca de experiências e gerar novas oportunidades de negócio. No espaço, serão apresentados materiais veterinários, produtos para higiene, tosa, roupas, camas e acessórios, além de novos e especializados serviços em áreas como alimentação, brinquedos e saúde.
O evento, que é uma promoção da MoskiM com organização do Grupo Cipa Fiera Milano, reunirá um público diversificado, desde criadores e interessados neste mercado, até adestradores, veterinários e fabricantes de itens voltados para o segmento pet.
Os visitantes também poderão participar da programação de conteúdo, paralela à feira, que contará com congressos e palestras ministrados por especialistas, workshops e exposições. Trata-se de uma oportunidade única para que os amantes de pets conheçam em um mesmo local uma grande variedade de lançamentos.

Destaques

Uma das atrações da II Pet Show será o Conifel – Congresso Internacional de Medicina Veterinária em Felinos (nos dias 22 e 23) que contará com palestrantes nacionais e internacionais e concursos de padrão e beleza realizados pelo Cat Fanciers do Brasil e Kenel Clube de São Paulo.
Também será realizado um Campeonato de Raças de Gato, além do Pet-a-Porter, um empolgante desfile de criações e tendências para pets. Já os destaques em tratamentos médicos ficarão por conta das palestras do II Simpet: Simpósio sobre Animais de Companhia e Produtos Pet, que trará informações sobre obesidade, reabilitação, condicionamento físico e direito dos animais.
O Simpósio Qualittas Medvep, por sua vez, preparou atividades que envolvem temas como oncologia, dermatologia, medicina intensiva e cirurgia. Mas para quem está em busca de entretenimento, o Working Dogs Week é o programa ideal para ser feito em família, serão realizadas demonstrações de Agility, K9, Disco Canino, Flyball e Terapia assistida por Animais (TAA), tudo com renomados profissionais.

Confira a programação completa e outras informações no site: www.feirapetshow.com.br

SERVIÇO

Pet Show | Feira Internacional de Animais e Produtos Pet
22 a 25 de março
ENTRADA GRATUITA
22 e 23, das 13h00 às 20h30 – Visitação aos Profissionais do Setor
24 e 25, das 10h às 19h – Aberta ao Público
Local Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil

Conheça o estado de espírito do seu gato sem precisar falar com ele





Contente? Irritado? Apreensivo? Quer saber qual é o estado de espírito do seu gato?
“Uma das formas de expressão felina é a da cauda, a que se deve associar as expressões das orelhas, dos olhos, da cabeça, do posicionamento corporal, dos bigodes e as vocalizações” diz Firmino Coutinho, da Clínica Veterinária dos Milagres.
Será que o seu gato está contente? Um felino satisfeito está, na maioria dos casos, de cauda levantada e a “murmurar” de tal forma que parece querer dizer alguma coisa.
Quem não gosta de ver um gatinho de barriga para cima? Assim se comportam os gatos que se sentem felizes, seguros e tranquilos, dizem os especialistas.
Mas cuidado! Se o seu gato ficar com o corpo levantado e com o pelo arrepiado, é melhor não se aproximar. É esta a estratégia adotada por estes felinos para impor medo ao inimigo e obrigá-lo a recuar.
As orelhas dos gatos falam por si. Se estão para cima, significam que o gato está concentrado e atento ao que se passa à sua volta. Orelhas para trás revelam que o animal não está a gostar do que está a acontecer. Se as orelhas estiverem coladas à cabeça, então estamos na presença de um gato pronto para lutar.
A cauda destes felinos é o reflexo do seu estado de espírito. Uma cauda repousada, ao lado do corpo, é sinal de serenidade. Por outro lado, uma cauda esticada, ao andar, funciona como uma antena para ajudar o gato a explorar um lugar. Se o felino entrelaça a cauda na perna do seu dono, este é um claro sinal de que necessita de atenção.
Olga Lagoa de Sousa, médica na Clínica Veterinária do Lis, recomenda: “Não nos devemos guiar só pelo aspecto corporal, mas sim por um conjunto de ações e comportamentos felinos”.
“Um dono atento sabe conjugar estas diferentes formas de comunicar e “construir” um significado bastante claro e diferenciado” diz Firmino Coutinho.
O responsável da Clivefar, Clínica Veterinária de Leiria, conta como estes felinos veem os seus donos: “Nos gatos, somos olhados como iguais, e o grau de tolerância que nos é atribuído varia consoante o gato e dos laços que cria conosco, razão pela qual os gatos são normalmente descritos como mais independentes”.
Apesar de não falar, o gato “esforça-se” para que o dono perceba o seu estado de espírito e os seus desejos.

Esteja atento aos sinais!
Fonte: Região de Leiria

Chocolate pode matar seu animal de estimação; especialista ensina como socorrer

Quem resiste a um pedaço de chocolate, principalmente durante a Páscoa? O problema é que muitas vezes essa tentação chega aos nossos amigos pet, ou seja, seus tutores não resistem e de pedacinho em pedacinho não sabem o mal que estão causando a saúde de seu animal de estimação.
O chocolate possuiu uma substância chamada teobromina que é tóxica para cães, essa substância está presente em diferentes concentrações dependendo do tipo de chocolate. O chocolate amargo e meio amargo são os que possuem a maior concentração.
“A teobromina é nociva para o sistema nervoso central causando alterações neurológicas, outra questão importante são as alterações hepáticas que ocorrem em decorrência do excesso de gordura presente nesses alimentos. Então mesmo chocolates com baixos teores de teobromina são tóxicos para o fígado”, revela a Dra Elaine Pessuto, diretora clínica e coordenadora do curso de Auxiliar Veterinário do CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia.
Vale lembrar que embora não tenha teobromina em sua composição, o chocolate branco possui alta concentração de gordura que faz muito mal a médio e longo prazo para os animais. A ingestão do chocolate branco também pode levar a uma gastroenterite aguda.
Reações alérgicas como diarréias, vômitos e hiperatividade são comuns em cães e gatos.
Ao perceber qualquer mudança no comportamento do animalzinho que consumiu chocolate é necessário levá-lo imediatamente ao veterinário mais próximo. O médico irá conduzir o atendimento de acordo com a sintomatologia, ou seja, se o animal estiver apresentando sinais gastroentéricos ele irá tratar com soro e medicamentos protetores, caso o animal esteja com sinais neurológicos ele irá tratar e provavelmente manter o animal em observação.
“Quando vemos um animal ingerindo um alimento tóxico podemos enquanto corremos até o veterinário mais próximo induzir o vômito. Para isso é importante que o animal esteja consciente e podemos fazer com que ele beba uma dose de salmora morna (misture uma quantidade de sal na água até ele começar a decantar, ou seja, descer ) , ela o fará vomitar o que acabou de ingerir, diminuindo a absorção. Essa medida não exclui JAMAIS a ida ao veterinário”, orienta a dra. Elaine.


Páscoa: especialista ensina a socorrer o animal de

estimação durante uma reação alérgica após a ingestão
do chocolate de consumo humano.

Fonte: Petrede

Conheça o west highland white terrier

O west highland white terrier, também conhecido carinhosamente como westie, é um pequeno terrier, de boa estrutura, e muito bem proporcionado.
A pelagem do westie é dura e lisa, de coloração branca, como define o nome da raça.
Sempre alerta, o westie é corajoso e tem personalidade forte. Gosta de crianças e de outros cães e costuma ser amigável com estranhos.
Pode estranhar um pouco, se irritado, mas não tem um temperamento difícil, como muitos outros terriers.
Os olhos dos exemplares da raça west highland white terrier são castanho-escuros, amendoados, de tamanho médio, olhar inteligente e curioso. O anel ao redor dos olhos é preto, e a pele deve ser, preferecialmente, bem pigmentada.
As orelhas do westie são pequenas e perfeitamente eretas, e jamais devem ser cortadas. O focinho é curto, com stop bem definido.
O westie tem, em média 28 cm de altura, medidos sempre a altura da cernelha. O peso dos exemplares adultos geralmente fica entre os 7,5 kg e 8,5 kg.







FONTE: GOOGLE