1 de jul. de 2012

Mortandade de peixe denuncia desastre ambiental em MT


Foto: Genivaldo dos Santos/Colíder News

Uma grande quantidade de peixes apareceu mortos às margens do Rio Carapá, no município de Colíder, no Norte de Mato Grosso. A situação foi denunciada pelo forte mau cheiro, que passou a incomodar os moradores da região e pessoas que passavam pelo local. O rio abastece a cidade e há suspeita de que tenha havido um desastre ambiental. A Secretária Adjunta do Meio Ambiente, Norma Nobre, estiveram visitando o local da denuncia e coletando amostras da água, que será analisada em Cuiabá.

“Estamos hoje, junto à equipe da Vigilância Ambiental, realizando uma visita ao longo do Rio Carapá após recebermos uma denuncia em escrito de que os peixes estariam entrando em óbito ainda na semana passada”, frisou Norma Nobre. Ela disse que a as amostras coletadas serão analisadas. De posse dos resultados, ela disse que o problema será apurado e o criminoso punido.

“Nós da Vigilância Municipal e Meio Ambiente estamos amparado pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605, Art. 54, que pune de 4 a 5 anos de reclusão para pessoas ou empresas que causem qualquer tipo de dano à saúde da população ou a morte de animais. Então, buscaremos qual o fator contaminante que levou a morte dos peixes do rio, com certeza alguém responderá pelo crime ambiental” – enfatizou Norma.

A Secretária lembra ainda a toda a população de Colíder, que como até o momento não se tem indícios de quais fatores que levaram a morte desses animais, que evite a pesca no local até que o problema seja resolvido.

Norma enfatiza a participação da população na solução desses tipos de problemas ambientais. “Pedimos encarecidamente que toda vez que os munícipes constatarem um acidente ambiental desse porte, que entre em contato com a prefeitura, para que possamos averiguar as denuncias o mais rápido possível. No caso do Rio Carapá, com essa quantidade de dias, pode ser que não chegamos mais ao poluente das águas do rio, e isso é muito preocupante não só para o Meio Ambiente como para a saúde de todos os colidenses”.

Caso se confirme, esse seráo terceiro desastre ambiental em rios de Mato Grosso este ano. No começo de maio, o Rio Vermelho, em Rndonópolis, recebeu 60 milhões de litros de esgoto “in natura”, que vazaram da Estação de Tratamento. Dirigentes da Sanear, empresa responsável pela distribuição de água e coleta de esgoto, chegaram a ser presos. Menos de um mês depois, águas de esgoto endo descarregadas no Córrego Buriti, no bairro Jardim do Sul, em Tangará da Serra, no Medio Norte do Estado.

Fonte: 24HorasNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário