1 de jul. de 2012

Cio

Uma dúvida comum a muitas pessoas diz respeito ao cio canino. Mais ainda, ao cio do cachorro. Se você chegou até aqui e está lendo este post, provavelmente faz parte do grupo de pessoas que possuem essa dúvida. Antes de se apressar e sair fechando o site, leia a matéria ou partes dela, para acabar de vez com suas dúvidas sobre o assunto.



Cio: significado.

A definição de cio é:


“Apetite sexual dos animais em determinadas épocas; alvoroço, berra, brama, cavalgação, estro.” (Michaelis Online. Acesso em 19/06/2012)

Obviamente, essa definição é muito vaga. Por isso, na coluna sobre cio das cadelas, a veterináriaTatiana Bérenger explicou que o cio, em cães, é uma das 4 etapas do ciclo sexual das cadelas.

O cio recebe o nome de estro, sendo a fase em que as fêmeas aceitam o macho. Nessa época, a cadela menstrua? Não. E o cachorro macho no cio? Como funciona? Leia o próximo tópico.

Cães machos no cio? Não!

Cadelas no cio? Certo, muito certo. Agora… machos no cio? Não. Ao contrário do que o mito diz e do que muita gente espalha, cães machos não possuem o chamado cio. Estranho saber disso, não é? Mas é a verdade.

O cio canino é mesmo um assunto que gera dúvidas, e mitos. Outra informação importante é que os machos acasalam em qualquer época, diferentemente das fêmeas.

Dúvidas sobre o cio de cachorro.

Como dito acima, os cachorros machos não tem cio. Com essa informação, eliminamos grande parte das dúvidas. Restam as dúvidas a respeito das fêmeas no cio, certo? É só entrar na página já citada acima, sobre o cio em cadelas. Lá, há diversas perguntas e respostas sobre o assunto, que podem esclarecê-lo – e muito!



Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Apesar da coluna citada acima, muitas pessoas ainda possuem a seguinte dúvida: "Quantos dias dura o cio de uma cadela?”. Para responder rapidamente: o cio, o estro, dura de 8 a 15 dias após o início do sangramento, geralmente. O intervalo entre um cio e outro é bastante variável, sendo mais comum de 6 e 6 meses.

Conclusão e resumo.

Neste artigo sobre cachorro no cio, falamos sobre o mito do cio em cães machos e deixamos uma sugestão de leitura a respeito do cio das fêmeas. Além disso, explicamos rapidamente o que é o cio propriamente dito e fizemos com que você soubesse quanto tempo uma cadela fica no cio.

Caso tenha restado alguma dúvida, sugira uma matéria sobre o assunto através do nosso UserVoice, a página criada para você sugerir pautas e interagir conosco.

Fonte: euamocaes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário