1 de jul. de 2012

Cadela que nunca deu cria amamenta filhotes de gatos órfãos



Filhotes de gato são amamentados por cadela, em Goiás (Foto: Humberta Carvalho/G1)

Quem acha que cão e gato são inimigos não conhece a relação da cadela Branquinha com dois felinos na Fazenda da Areia, localizada no município Córrego do Ouro, a 171 quilômetros de Goiânia. A cachorra de três anos amamenta os filhotes, que têm quatro meses. O curioso, segundo o tutor dos animais, o trabalhador rural Enis Alves Cabral, é que Branquinha nunca deu cria e, mesmo assim, produz leite e alimenta os gatinhos, que ainda não têm nome.

De acordo com ele, a mãe dos gatinhos, que morreu há poucos meses, também foi amamentada pela cadela. “Os animais são criados juntos. Então, vão criando um vínculo”, afirma Enis Alves.

Para ele, a relação entre os bichinhos é novidade e causa espanto. “Eles [os animais] são muito amigos e isso é diferente porque gato e cachorro não combinam. As pessoas que veem ela amamentando os filhotes e me perguntavam ‘Mas que coisa é essa?’. Todos se admiram, porque gato e cachorro são rivais, não são unidos e não combinam. Fiquei admirado”, ressalta Enis, que garante nunca ter visto os animais brigarem.

Vizinho da propriedade, o produtor rural Audistron Francisco Cabral se espantou com a história. “O pessoal tem costume de tomar banho de cachoeira e tomar café da manhã junto todas as manhãs do dia 24 de junho. E nesse último dia 24, fomos tomar café na casa do Enis quando vi aquela cena. Eu me assustei, afinal, a convivência de cachorro e gato não é fácil. É uma demonstração de adoção”, disse o produtor.

Segundo o tutor dos animais, a cadela nunca negou alimentação aos filhotes. “Acredito que viraram mãe e filhos e acho que isso vai continuar a vida toda. Vou zelar deles para que continue”, afirma Enis.

Estímulo hormonal

O veterinário José Carlos Fávaro Júnior explica que essa relação entre os animas é normal. “Isso é extremamente possível, normal e comum de acontecer. Mesmo que ela [Branquinha] nunca tenha dado cria, pode produzir leite a partir do estímulo hormonal, no caso, o estímulo é fato dos filhotes mamarem nela. Esse estímulo hormonal acarreta na produção de leite”, afirma.

De acordo com o especialista, a cadela pode vir até a aceitar filhotes de outras espécies. Porém, ele ressalta que a alimentação, embora sustente os filhotes, não é tão saudável quanto seria a da mãe verdadeira. “A composição do leite é diferente para gatos e cachorros, principalmente no que se refere aos anticorpos. Pode ser que os filhotes venham a ter deficiência imunológica, mas isso não significa que não vão se desenvolver”, explica o veterinário.

Ele alerta que o tutor dos animais deve ficar atento à vacinação dos gatos e ao acompanhamento veterinário, para garantir que eles estejam saudáveis e dentro do peso.

Assista à reportagem.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário